Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo

Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo

Para vender online, é essencial que você saiba quem é o seu público-alvo. Definir bem o público-alvo vai tornar possível que sua empresa apresente os produtos certos para as pessoas certas, aumentando assim as chances de venda.

Para vender online há pelo menos 3 pilares básicos

Para que um e-commerce seja de sucesso é necessário muito empenho, foco e melhorias constantes.

Ainda nos dias atuais ouvimos pessoas iludidas com o “Mito do E-commerce”. Isto é, pessoas ainda acreditam que para uma loja virtual vender é só criar o site o colocar a loja no ar. ISSO É MITO!

Para ter sucesso nas vendas online, é necessário que sejam trabalhados os pilares básicos de uma loja virtual: uma plataforma excelente, um produto incrível, e um público-alvo que vai adquirir seu produto ou serviço.

Sobre a plataforma nós já conversamos em outro post aqui do Ecommerce de Sucesso.

Sobre produtos para vender online, também já conversamos por aqui e falamos sobre quais características fazem um produto ser bom para vendas online.

Chegou a hora de conversar sobre quem é o seu público-alvo.

Como encontrar o público correcto para o seu e-business?

É necessário dizer que não é toda a gente que vai ser o seu público-alvo. 

“Ah mas toda gente pode comprar meus produtos!”

“Ah mas é o melhor que há no mercado!”

“Serve para todas as idades!”

E assim eu posso continuar a citar mais frases que os empreendedores estão fartos de falar.

É comum o empreendedor apaixonar-se pelo produto que vende e acreditar piamente que todas as pessoas vão comprar seus produtos e serviços. Mas isso não acontece no comércio electrónico, e para sermos honestos, nem mesmo nas lojas físicas.

A exemplificar quem é o seu público-alvo

Vamos dizer que eu abri uma loja que vende roupas para bebés. De quem eu estou a espera que entre em minha loja? A resposta logo seria: quem tem ou vai ter bebé.

Mas não é assim tão simples!

Será que todas as mães e pais vão comprar na minha loja? Quais tamanhos estarão disponíveis? Quais cores? Qual o tipo de tecido que a loja virtual vai trabalhar? Serão itens de preço mais elevado ou serão roupas baratas?

Essa é a pergunta essencial que todo lojista precisa fazer: Quem é o meu público-alvo?

É preciso definir o público-alvo de acordo com os produtos oferecidos, para que haja um fit entre a solução que sua empresa oferece, e aquilo que o público está a buscar. Quando o match acontece, vender online é consequência.

Criar Personas e Mapa de Empatia é uma estratégia para vender online

Para descobrir quem é o seu público-alvo, é preciso colocar-se no lugar do seu futuro cliente. Se a sua empresa já tem clientes, isso é algo mesmo óptimo! Ao observar os clientes actuais irá descobrir inúmeras coisas sobre seu público-alvo e como alcançá-lo.

Encontrar seus futuros clientes é um desafio que pode ser resolvido com ferramentas de Design Thinking, como criação de personas e mapas de empatia. Essa é apenas uma das formas, e achamos que vale a pena compartilhar com vocês. Assista ao vídeo abaixo sobre essas ferramentas:

Quem é a persona do seu negócio? É o seu cliente, seu público-alvo. Como ele é? Qual o gênero, a faixa etária, a escolaridade? Qual o rendimento dele? Tem família? Com o que ele trabalha?

Tudo o que conseguires reunir de informações para criar a persona irá facilitar para conseguir atrair ela para a loja online.

E o mapa de empatia, o que é? Ele serve para compreender melhor a persona que foi definida. Quais as dores do seu cliente? Como ele sente? O que ele quer? O que ele pensa e procura?

Então quem é o seu público-alvo?

Podemos agora voltar ao nosso exemplo da loja de roupas para bebés. Após colocar-me no lugar do meu cliente ao criar a persona, eu poderia dizer que meu público-alvo:

  • são mulheres gestantes,
  • entre 30 e 40 anos,
  • casadas,
  • que estão a trabalhar, 
  • salário médio de 800 euros ao mês,
  • etc etc etc.

É apenas um exemplo. Ao saber quem realmente é seu cliente e quais são as dores e desejos dele, torna-se mais fácil atrair o público-alvo correto para as campanhas de marketing.

A lembrar que podem ser criadas mais de uma persona para seus produtos, e assim criar campanhas que alcancem cada grupo de personas.

Você pode estar a pensar

“Não são apenas essas pessoas que compram meu produto, são muitas mais!”

Ok! Haverão clientes que não irão enquadrar-se na sua persona, e isso é normal. No exemplo podemos citar pessoas que buscam presentear uma futura mamãe no Baby Shower.

Ao trabalhar o público-alvo, o foco deve ser no grupo principal de clientes, e não naqueles que podem comprar algo da sua loja virtual apenas às vezes.

Trabalhe para atrair o público-alvo correto para sua loja virtual, e vender online será muito mais fácil. 😊

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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