
Para Vender online na Black Friday é preciso planear!
Vender online na Black Friday é um desejo de todos os e-commerces, mas não pode-se dizer que é um bom negócio para todos! Se não for lucrativo para a loja online, pode não ser uma boa estratégia.
O melhor sempre é vender alcançando os objetivos propostos: seja esvaziar os estoques, atrair mais pessoas que conheçam a marca, vender alguns produtos que estavam encalhados nas prateleiras, entre outros. E com organização e planeamento isso é possível.
As vendas online na Black Friday 2020 tem crescimento previsto de 67%, com estimativas de vendas a rondar os 91 milhões de euros, conforme reportagem da Sapo.pt.
Mas o evento não é feito só de alegrias para as lojas online (para os consumidores sim! 😁), muito pelo contrário. Muitas lojas não estão preparadas para atender ao aumento nos pedidos, ou sofrem falta de estoque, atrasam as entregas e tem até mesmo prejuízo nas vendas.
Também vale lembrar que há muitas devoluções das compras online feitas durante a Black Friday, e as empresas precisam praparar-se para isso.
Check List vender online na Black Friday
- Definir o principal objetivo da campanha. Este pode ser aumento de vendas, aquisição de novos clientes, ou trazer de volta clientes antigos, limpar estoque que está parado, apresentar produtos novos, etc.
- Definir os produtos que farão parte da campanha. De acordo com o seu objetivo, defina quais são os produtos ou categorias que farão parte.
- Prepare a vitrina da sua loja virtual : desenhe o layout, banners e imagens da homepage de acordo com a campanha de Black Friday.
- Faça captação dos leads antecipadamente, para ter uma base maior para o disparo da campanha. (Pode ser frustrante querer conquistar e vender suas promoções para quem nunca teve contacto com a marca antes!)
- Definir o tempo de duração da campanha: só na Sexta, no final de semana ou um mês inteiro?
- Definir orçamento de marketing suficiente para a duração da campanha. Sim, é preciso investir para gerar as vendas! E como a demanda cresce muito nesse período, crescem as ofertas e aumenta a competição… o custo por clique acaba sendo mais caro. Prepare-se para isso.
- Crie uma lista de tudo o que pode dar errado, e como consertar! A lista pode ser longa, mas tenha ela sempre por perto. O site pode sair do ar, a internet pode falhar, uma queda de energia elétrica, e por aí vai…
- Prepare seus colaboradores para a data. Converse com eles sobre a importância, treine-os para atendimento e prepare-os para horas extras se for o caso.
- Crie um conceito visual da campanha e aplique ao seu site e a todos os anúncios.
- Crie os anúncios antecipadamente e deixe-os agendados nas plataformas. Acontece de os anúncios demorarem para ser aprovados, então é melhor não deixar para última hora e correr o risco de não irem ao ar.
- Prepare os influenciadores (caso trabalhe com eles).
- Verifique se a sua plataforma de e-commerce e os servidores estarão aptos a aguentar o aumento de tráfego.
- Verifique com os parceiros logísticos a garantia de entrega.
- Organize seu estoque de forma a ser mais rápido para embalar e despachar os pedidos.
- Garanta que os gateways de pagamento estejam funcionando.
- Reforce o time de atendimento.
- Analise os resultados de acordo com seus objetivos. Depois de vender na Black Friday, analise seus resultados e reconheça o que pode ser melhorado para o próximo ano.
- Analise o que os concorrentes fizeram e tenha novos insights para o próximo ano.
E ainda uma dica final
Uma dica final é: se já está muito em cima da hora, não faça loucuras para vender online na Black Friday. Mais vale planear-se para a próxima e ter resultados positivos!
Esse conteúdo foi útil à si? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outros empreendedores do mundo online! (Olha o CTA aí gente!😉)
No Comment