20 ferramentas para vender mais na loja online (GRATUITAS)

20 ferramentas para vender mais na loja online (GRATUITAS)

Estamos sempre a pensar formas de vender mais na loja online, não é mesmo?

No fim das contas, é disso que se trata o E-commerce de Sucesso! 😉 De compartilhar conhecimentos sobre e-commerce e vendas online e ajudar empresas a vender pela internet, mais e melhor.

E nesse espírito, compartilhamos nesse post um total de 20 ferramentas gratuitas que vão ajudar no desempenho do seu negócio online.

Ferramentas de análise

“Tudo que pode ser medido pode ser melhorado” Peter Drucker já o dizia há muito tempo atrás, e é a verdade. Só podemos melhorar nosso resultado se tivermos como mensurá-lo, por isso compartilhamos duas ferramentas de análise que usamos frequentemente:

1- Google Analytics

O Analytics do Google é uma ferramenta gratuita que permite a análise de vários parâmetros do nosso site.

Número de visitantes, tempo em página, de qual região eles são, quais dispositivos utilizam, de quais campanhas e meios os utilizadores vieram, qual o caminho que eles fizeram dentro do site, entre outros.

Além disso, é possível também configurar conversões e comparar diferentes períodos, e mais muitas coisas. Leia mais sobre o Analytics aqui.

2- Mapas de calor

São ferramentas que definitivamente ajudam a vender mais na loja online. Já falamos sobre eles anteriormente aqui, mostrando como funcionam e sugerindo o uso do Hotjar e do Clarity.

Exemplo de mapa de calor

Ferramentas de atendimento e relacionamento

O atendimento costuma ser a chave para o início de um bom relacionamento. Muitas lojas online desperdiçam a chance de vender quando não dão atenção ao atendimento, já falamos disso anteriormente.

Para atender ao cliente e manter um relacionamento, sugerimos:

3- E-mail marketing para vender mais na loja online

O uso do e-mail marketing ainda é tabu para muitas pessoas. Algumas dizem que “ele morreu”, outras simplesmente querem entupir as caixas de entrada dos clientes como promoções.

Pois bem, o e-mail ainda é um dos canais que mais geram conversão nas lojas online. E-mails que mantém o relacionamento entre a marca e o cliente são poderosos para vendas.

E como ferramenta de e-mail marketing que pode te ajudar a vender mais na loja online, eu sugiro o Mailchimp. Já o uso há algum tempo e supre bem as necessidades de um pequeno negócio, na versão free. Outra ferramenta bem apreciada aqui em Portugal é a E-goi, que também tem interessantes possibilidades na versão gartuita.

4- Chat online

O uso de chat online é um bom aliado das lojas. Quando o visitante está com uma dúvida ele tem a oportunidade de rapidamente ter uma resposta e finalizar a compra.

Muitos chats existem no mercado, mas como estamos aqui concentrando-nos em ferramentas gratuitas, podemos sugerir o Cliengo.

O Cliengo tem a opção de respostas prontas quando não é possível estar alguém online o tempo todo, e depois ele envia por e-mail os dados da conversa. É claro que há limitações na versão free, no caso do Cliengo “robô”, são 10 contactos coletados no mês.

5- Outros apps de mensagens instantâneas

Disponibilizar Whatsapp para atendimento ao cliente é uma ótima pedida. Existe o Whatsapp Business que é profissional, e você pode inclusive colocar em sua loja um botão visível para que o cliente clique e comece a conversar imediatamente.

Há também o Messenger, o direct do Instagram e outras redes sociais, se a sua loja online estiver presente lá.

Ferramentas para edição de imagens

Nem todos os negócios tem a possibilidade de começar contratando um designer para criação das artes, então compartilhamos algumas opções:

6- Para criação de banners

Para toda criação de banners para loja online, ou arte para publicar nas redes sociais, e mesmo os criativos para as campanhas de marketing digital você pode usar o Canva.

Há inúmeras aplicações que podes usar direto do telemóvel também, pesquise e vai encontrar algumas gratuitas.

7- Para edição de imagens

Não sabe trabalhar com o Photoshop, ou não está disposto a comprar a licença? O Photopea pode te ajudar.

8- Para comprimir imagens

Seja para comprimir imagens de produtos ou quaisquer imagens para usar na sua loja online sem perder a qualidade, indicamos o Tinypng.

Você pode ler aqui sobre a importância de ter boas imagens para vender mais na loja online.

9- Para descobrir o código da cor

Vamos supor que você está a criar uma arte para uma campanha, e gostaria de usar as cores da sua logomarca e a paleta de cores do seu layout.

Use o site Image Color Picker e carrega sua logomarca (ou outra imagem) que ele te dará os códigos das cores.

10- Banco de Imagens

Além do Canva ter o banco de imagens próprio, você também pode utilizar o Pexels para obter imagens gratuitas e usar nas suas artes.

Campanhas de marketing pago para vender mais na loja online

E claro que precisamos também falar de anúncios pagos, pois são essenciais para as vendas online.

Esse artigo aqui vai mostrar-lhe como escolher as melhores plataformas para anunciar, de acordo com o seu tipo de negócio.

E vamos falar primeiro de ferramentas que ajudam na criação da estratégia de campanhas, e depois dos locais de anúncios, propriamente ditos.

11- Para gerenciar Facebook e Instagram

O Facebook Business Suite foi lançado recentemente, e permite que você possa gerenciar e programar todas as publicações no Facebook e Instagram.

Quer programar os posts da semana inteira? É aqui. Quer saber quem está interagindo nas duas plataformas, ou ver os comentários ou as mensagens de clientes? Tudo pode ser feito por aqui, sem precisar ir de uma plataforma para a outra.

12- Para encontrar palavras chave e tendências

Seja para escrever artigos de blog ou descrições para os produtos, e ainda utilizar os termos em suas campanhas pagas, é fundamental pesquisar os termos chave para o seu negócio.

O Google Trends mostra o que tem sido pesquisado no Google ultimamente. O Answer the Public mostra todas as buscas de um termo escolhido (é ótimo gerador de ideias!).

E para buscar palavras chave há o Keyword Planner do Google Ads (é preciso criar uma conta no Google Ads), e também o Uber Suggest, que é fantástico para essa finalidade.

13- Para criar anúncios pagos

Campanhas de marketing digital podem ser criadas em diversas plataformas, tudo vai depender da estratégia da empresa.

Nessas plataformas o uso do gerenciador é gratuito, mas por óbvio você só o utilizará se investir em campanhas de anúncios pagos.

O Google Ads tem um mundo dentro dele: pode criar campanhas de pesquisa, campanhas da rede de Display, campanhas para Youtube, para Gmail.

Para campanhas no Facebook e Instagram, você utilizará o Gerenciador de Campanhas do Facebook, que é também um mundo a parte com muitíssimas opções de anúncios que poderão ser criados.

E você, tem mais ferramentas gratuitas para acrescentar? O que você usa no dia a dia?

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, e ajude mais empreendedores com informação de qualidade. 🤩

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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