Porque ter um e-commerce em 2020

Porque ter um e-commerce em 2020

Com certeza os adventos de 2020 trouxeram luz ao que algumas pessoas ainda questionavam: porque ter um e-commerce?

Pois bem, ter um e-commerce é ter mais um canal de vendas disponível para os clientes.

Uma loja online, por exemplo, permite aos clientes comprar do conforto de sua casa (ou de onde bem entenderem) e receber seus pedidos sem necessidade de deslocamento.

As mudanças em 2020

2020 foi sem dúvida alguma o ano com maior aceleração digital na nossa história.

A pandemia de COVID-19 ensinou as empresas a migrarem rapidamente para o online, e ensinou as pessoas a comprarem online também.

É claro que o caminho não foi suave, pois não estávamos preparados para isso. De facto, muitas empresas não conseguiram atender a essa demanda e acumularam apenas prejuízos nesse período, e muitas até fecharam suas portas.

Outras empresas, entretanto, já estavam com o caminho iniciado ou até já bem trilhado no mundo online.

O aprendizado que fica, sem dúvida alguma, é de que essa mudança veio para ficar. Os portugueses aderiram as compras online por motivos de força maior, mas a comodidade do e-commerce conquistou muitos e-buyers de primeira viagem.

Temos aqui um artigo falando nomeadamente sobre as vendas no e-commerce pós pandemia.

Porque ter um e-commerce

Além da comodidade fornecida ao comprador, existem mais muitos motivos para criar uma loja online:

  • Quem não está online… existe? Ter algum meio de vendas online é essencial. Pensemos em toda a nova geração que já cresceu familiarizada com a internet e compras online. Em janeiro de 2020, já eram 88% dos portugueses que pesquisavam online antes de adquirir um produto. A única possibilidade é que esse número tenha aumentado.
  • Ter mais um canal de vendas disponível ao cliente é super positivo para o crescimento da marca. Mesmo que a loja física esteja fora do horário de atendimento, o cliente pode pesquisar online, escolher os produtos no e-commerce e ir comprar fisicamente. Ou então comprar mesmo online e recolher no ponto físico. Já estamos falando de multicanalidade, e nós como consumidores amamos isso! 💛
  • Possibilidade de segmentar muito bem o público-alvo. Sim, com o marketing digital tu tens o poder de encontrar um nicho muito bem definido, mostrar teus produtos para as pessoas certas, no tempo certo. É a beleza dos negócios digitais.
  • Marketing pago muito mais barato que nos meios tradicionais antigos. A depender do canal, conseguimos mostrar um anúncio por menos de cêntimo por pessoa. No Instagram, por exemplo, com 35 euros é possível de alcançar até 100 mil pessoas.
  • Ter um e-commerce acaba por ser mais barato do que montar uma loja física. Basta pensar em todos os custos de aluguer, equipamentos, montra, etc…

E então, esses motivos já são suficientes para te convencer? 😉

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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