
Plataforma digital: o que é e como criar
2020 é o ano que tornou urgente a necessidade de transformar negócios offline em digitais. Criar uma plataforma digital parece ser a solução para todas as empresas- da frutaria do Seu Manuel até as grandes redes de moda.
Uma plataforma digital pode ser muitas coisas, como veremos a seguir. No entanto, é muito comum as pessoas confundirem-se a pensar que plataforma digital= loja online.
O que é uma plataforma digital
É um modelo de negócios que funciona através de tecnologia. É um ambiente online que faz a conexão entre quem produz/cria e quem consome. Ou seja, vai além de uma relação de compra e venda entre consumidor e empresa.
A confusão entre os termos plataforma digital e plataforma de e-commerce é uma constante. Uma plataforma de e-commerce é um modelo de negócios para venda online de produtos e serviços, enquanto que uma plataforma digital pode ser:
- Um blog;
- Uma rede social;
- Um aplicativo de transportes (Uber);
- Um aplicativo de mensagens (Whatsapp);
- O aplicativo ou site de acesso ao seu banco;
- Um site de reservas de hotel, etc etc.
Então ao pesquisar os termos “como criar uma plataforma digital” no Google, por exemplo, o melhor é pesquisar por termos mais específicos:
- Como criar uma plataforma de e-commerce?
- Como criar uma aplicação para telemóvel?
- Como criar um website de aulas online?
Aproveito para deixar como dica esse artigo do Neil Patel que é bem completo e fala sobre plataformas digitais. O Neil Patel é conhecido como o guru do marketing digital!
Como criar uma plataforma digital
Depois de tudo que já foi dito, eu vou aqui assumir que o que estás a buscar é sobre uma plataforma de e-commerce, também chamada de plataforma de loja virtual ou loja online. 😉
Para criar uma plataforma digital de comércio eletrônico (e-commerce), siga os passos:
1- Inicie as pesquisas sobre o business
Pesquise muito sobre comércio eletrônico e sobre o mercado no qual você deseja entrar. A Internet está repleta de bons materiais, inclusive gratuitos. Vale a pena também investir em cursos de bons profissionais para estar mesmo a par do negócio e iniciar do jeito certo.
Entenda sobre os produtos a serem vendidos online, a logística, os impostos, o público-alvo e marketing online.

2- Qual plataforma utilizar?
Depois de decidido o que vender, como e para quem vender, é tempo de pesquisar as plataformas de lojas virtuais que podem suprir as necessidades da sua empresa.
Lembre que não é porque o seu vizinho possui a plataforma “x” que você deve escolher a mesma. É preciso verificar com calma quais são as necessidades para o seu negócio.
Eu recomendo vivamente que dê atenção a esse material, que fala sobre as funcionalidades essenciais que uma plataforma deve oferecer, e sobre alguns cuidados a serem tidos na hora da escolha. É um conteúdo para o Brasil, mas acredito que sirva bem ao propósito.
3- Contratar meios de pagamento, transportadoras e demais parceiros
O empresário precisa fazer os contratos e parcerias com todas as empresas que vão fazer parte do e-commerce. É necessário firmar contrato com as transportadoras que vão entregar os produtos, se esse for o caso, com os meios de pagamento a serem utilizados na plataforma.
Com marketplaces, sistemas de gestão que precisarão ser integrados, e mais todos os parceiros que a loja online terá.
4- Comece os cadastros
Os cadastros vão muito além do que cadastrar produtos! Há muitas páginas e cadastros a serem feitos:
- Personalizar o layout do site;
- Páginas de Quem somos, Contactos, Política de Privacidade, Termos e Condições, Política de entrega, Política de devoluções e trocas, etc;
- Cadastros de produtos: esse sim o mais trabalhoso- com muitas fotos de boa qualidade, descrição top, com todas as informações sobre o produto, cuidados e manutenção, etc…
- Configurações dos meios de pagamento, transportadoras, mensagens automáticas e demais.
5- Online
Com tudo isso feito (eu sempre digo aqui que não é fácil), sua loja virtual está pronta para ir ao ar e começar a receber visitas.
O domínio do seu site será activado, e depois será activado também o protocolo de segurança (https). E a mágica acontece!
O domínio do site é o endereço online. Por exemplo “www.ecommercedesucesso.pt”. O domínio precisa ser comprado e pago anualmente.
A palavra de ordem é digitalizar
O mundo muda com uma rapidez incrível, e a pandemia veio mostrar-nos o quanto é necessário termos empresas activas na Internet, a fim de que qualquer pessoa possa nos encontrar.
Precisamos de estar preparados com negócios online que satisfaçam os desejos e necessidades das pessoas. Digitalizar é muito menos sobre tecnologia, e muito mais sobre pessoas.
No Comment