O que é taxa de conversão no e-commerce

O que é taxa de conversão no e-commerce

A taxa de conversão é uma métrica muito importante para o e-commerce, talvez possa até dizer que é a mais importante de todas.

Permita-me explicar o conceito de taxa de conversão. Conversão, como bem sabemos, é o ato de converter, ou seja, sair de um estado para o outro.

Então, para marketing digital, por exemplo, as taxas de conversão podem acontecer para diversas fases do funil: quando a pessoa converte-se em lead, assinando um formulário, clicando em um botão, etc.

Mas, quando falamos da taxa de conversão no e-commerce, estamos falando nomeadamente do resultado obtido dividindo a quantidade de vendas pela quantidade de visitantes da loja virtual.

Por exemplo:

No período de um mês, a loja virtual teve 30 mil visitantes, e vendeu 450 pedidos. Então:

(450/30.000)*100= 1,5%

Ou seja, a taxa de conversão dessa loja online foi de 1,5% no mês.

Caso você esteja a pensar: “nossa, mas isso é muito pouco”, saiba que não é. As taxas de conversão variam muito de sector para sector, mas 1,5% é uma taxa bem comum. Aqui em Portugal não temos até o momento uma taxa de conversão no e-commerce do país que seja divulgada. Mas no Brasil, por exemplo, a última taxa conhecida é de 1,6%.

Pesquise a taxa do seu sector de actuação

Se você leu os parágrafos anteriores, deve ter-se apercebido da importância de trazer visitantes para dentro da sua loja online!

Mais do que trazer visitantes, é importante que sejam qualificados, ou seja, que estejam interessados naquilo que o seu e-commerce vende. Por isso é tão importante descobrir o seu público-alvo e atraí-lo para dentro do seu e-commerce com ofertas irresistíveis.

Teoricamente, quanto mais qualificadas forem as visitas, mais vendas vão acontecer, e mais a sua taxa de conversão aumentará. O contrário também é verdade: traga dezenas de visitantes que não são qualificados, e terá muitos utilizadores e poucas vendas, fazendo sua taxa de conversão no e-commerce cair.

E qual é uma boa taxa de conversão? 🤔

É a pergunta de 1 milhão de dólares. E a resposta é: depende.

Pesquise sobre a taxa de conversão do seu sector de actuação. Por exemplo, uma loja virtual de jóias onde cada peça custa no mínimo 1 mil euros, e uma loja de utilidades do lar que tem ticket médio de 30 euros, certamente terão taxas de conversão diferentes. A sazonalidade também conta: períodos de saldos, ou mesmo de novas colecções (moda) tem uma taxa de conversão maior.

Então, pesquise seu sector, converse com concorrentes, parceiros, e tente descobrir como rondam as taxas deles.

Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce

Para poder analisar essa taxa e mais várias outras, faz-se necessária a utilização de uma ferramenta de análise de tráfego, como o Google Analytics.

Uma vez instalado no código do seu site, facilmente você consegue verificar todas as visitas, tempo de permanência no site, por qual meio as pessoas chegaram até seu e-commerce, e mais uma infinidade de coisas.

E, após calcular e comparar com a média do sector, é trabalhar sempre para melhorar sua taxa de conversão. Algumas dicas simples para isso:

  • Trazer público qualificado para sua loja online;
  • Ter estoque de produto disponível;
  • Ter um cadastro bem feito do produto;
  • utilizar gatilhos de quantidade limitada ou de tempo para apressar a decisão de compra;
  • Fazer testes A/B nas páginas de carrinho e produtos;
  • Trabalhar com os clientes que abandonaram o carrinho de produtos.

Tem mais alguma dica para melhorar a taxa de conversão no e-commerce? Você é meu convidado a comentar aqui abaixo e divulgar esse conteúdo em suas redes sociais! 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

Relacionados

Como trabalhar a embalagem na loja virtual

Como trabalhar a embalagem na loja virtual

Plataforma digital: o que é e como criar

Plataforma digital: o que é e como criar

Como atrair visitantes para a loja virtual

Como atrair visitantes para a loja virtual

O bom uso do e-mail marketing no e-commerce

O bom uso do e-mail marketing no e-commerce

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos

Ecommerce de Sucesso é um projeto que nasceu de uma necessidade muito clara: desmistificar o e-commerce em Portugal.

É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.