O pequeno negócio online: Como destacar-se na internet

O pequeno negócio online: Como destacar-se na internet

Se você tem ou está a pensar em criar um pequeno negócio online, com certeza já deve ter ouvido das duas uma:

ou que é muito fácil ter uma loja virtual porque ela vende sozinha 24 horas por dia;

ou que é muito difícil porque os grandes players já tomaram conta do mercado.

Tanto uma informação quanto a outra estão equivocadas!

O que é preciso para abrir um (pequeno) negócio online

Nem fácil, nem difícil, é preciso fazer o que precisa ser feito. (Mas que filosófica! 😅)

É um facto que não basta abrir uma loja online para que comece a vender sozinha, sem nenhum esforço. Assim como é preciso dedicação e uma séria de ferramentas e conhecimento para abrir qualquer negócio online ou físico.

Também é verdade que ser pequeno e querer competir de igual para igual com grandes retalhistas no online é uma má ideia.

Então tudo que é preciso é de um bom planeamento, boas estratégias, inovação e claro, criatividade. Sim, e não esquecemos do investimento financeiro, é claro! Pois de graça, só a chuva não é verdade?

Então, depois de todos os aspetos legais a serem observados, as estratégias a serem pensadas pelo pequeno negócio online devem ser:

Escolher os produtos

A escolha dos produtos a vender online não deve ser uma escolha sem critérios. Eu já falei aqui nessa matéria sobre o produto certo para vender online.

Os produtos a serem vendidos online pelos pequenos lojistas devem seguir certas premissas, como ter um bom valor agregado, ter reposição rápida de estoque, gerar lucro com a venda, entre outros. Além disso, para fazer frente à concorrência, eles precisam ter um cadastro impecável. Muito bem escrito, que diferencie o produto do pequeno negócio online ao do concorrente, com fotos espetaculares, vídeos e tudo que puder agregar valor.

Be my guest para assistir ao vídeo em que falo as características de um bom produto a vender online:

Escolher a plataforma

Não adianta em nada querer a melhor plataforma do mercado, se talvez a sua loja não vai utilizar nem 30% do que ela oferece. Existem muito boas opções para pequenos negócios, e que não é necessário investir tanto dinheiro assim.

Eu já falei sobre a importância da escolha da plataforma e como fazer essa escolha aqui nessa outra matéria.

É preciso uma plataforma que tenha SEO nativo, que seja user friendly, que seja responsiva. Uma plataforma que conduza o utilizador no processo de compra, que tenha um bom layout e que funcione.

PS: se você está a procurar por uma plataforma para um pequeno negócio online, eu posso te ajudar. Entre em contacto pelo e-mail .

Descobrir quem são os clientes

O e-commerce mesmo pequeno precisa também anunciar na internet. Vender sem fazer quaisquer anúncios é praticamente impossível, em especial no início da loja online.

É muito importante pesquisar sobre como atrair visitantes para o seu negócio online, pois só atraindo visitantes é que vais conseguir efetuar vendas.

Mas para anunciar, é preciso saber para quem anunciar, não é mesmo? Então é necessário descobrir quem é o público-alvo para o pequeno negócio online. Definir quem são as personas para a sua loja virtual, onde elas estão e quais são as suas características.

E o que mais é preciso para ter um negócio online de sucesso?

Até agora falamos apenas dos três pilares básicos para abrir um negócio online. Além disso, é necessário que o empreendedor esteja sempre a estudar. É preciso ter boas noções de SEO, marketing digital, redes sociais, comunicação online, e mais…

Acompanhar canais online sobre e-commerce no Youtube, as tendências no Google Trends, as oportunidades do mercado e as novidades relacionadas. E claro, ter todo o conhecimento que é válido para os negócios offline também.

Com bom planeamento, conhecimento e prática, o pequeno negócio online pode ter muito sucesso sim!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.