O bom uso do e-mail marketing no e-commerce

O bom uso do e-mail marketing no e-commerce

Você também já ouviu a frase “o e-mail marketing morreu!”?

Eu ouvia isso com frequência até pouco tempo atrás, quando os assuntos de inbound marketing e relacionamento com o consumidor online começaram a aflorar.

O pensamento de alguns anos atrás era de que o cliente de e-commerce é uma pessoa que não quer contacto físico, não quer conversa, e gosta de fazer suas compras sozinho sem nenhuma interferência. Você ainda pensa assim?

Talvez tenha sido a desculpa perfeita para que as lojas virtuais não investissem em atendimento ao cliente. Sendo assim, muitos visitantes do site, sem meios de contacto satisfatórios com as lojas online, saíam (ou saem, eu poderia dizer) sem efectuar suas compras.

Hoje sabemos que o e-consumer tem comportamentos de compra que são característicos no mundo online- ora bolas, nós não comportamos-nos da mesma forma quando compramos em loja física do que quando compramos no e-commerce!– mas ele continua sendo um humano.

E o que isso significa? Isso significa que como humanos gostamos de nos sentir importantes, de sermos lembrados, de sermos bem atendidos, de termos exclusividade, entre tantas outras coisas.

E através do e-mail marketing nós podemos proporcionar aos nossos leads todas essas sensações, quando usamos essa ferramenta da maneira correta.

Como usar o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de relacionamento com o cliente do e-commerce, se bem utilizada.

Vamos ver algumas coisas que NÃO deves fazer ao enviar e-mail:

  • Enviar e-mails para pessoas que não aceitaram receber os e-mails – isso faz com que a reputação da sua empresa fique péssima, além das pessoas não abrirem as mensagens e muitas vezes cair em spam. E claro, é ilegal, conforme a Lei Geral de Protecção de Dados.
  • Enviar e-mail marketing apenas com promoções e descontos. É claro que você pode criar uma oferta personalizada para o seu cliente, com algum benefício por algum motivo especial.
  • Enviar o mesmo e-mail para toda a base de clientes.
  • E-mails com muitas imagens ou links, que acabam indo para o lixo electrónico.
  • Não ter recorrência no envio das mensagens: manda um e-mail hoje, depois de dois meses envia outro, sem nenhum critério. O lead já esqueceu de você!

Poderia aqui citar mais coisas a evitar, mas em suma, é tudo aquilo que não cria relacionamento com o lead.

Lead: alguém que forneceu suas informações para a empresa, em troca de receber algo de valor. É uma oportunidade de negócio!

O que é correto fazer no envio de e-mail

  • Enviar sua newsletter para quem se cadastrou para recebê-la;
  • Segmentar sua base de leads: em que parte do funil de vendas esse lead está? Já é um cliente? Ele deve receber qual tipo de conteúdo?
  • Usar de recorrência: enviar e-mail marketing todas as terças-feiras, por exemplo.
  • Chamar o lead pelo nome- todos gostamos de ser chamados pelo nosso nome!
  • Escrever bem, na linguagem do seu público-alvo, tornando interessante a comunicação.
  • Usar poucas imagens (ou nenhuma) torna o e-mail mais limpo para leitura, e sem a cara de “propaganda”.
  • Usar call-to-action com bom senso, de acordo com a linguagem e o design do e-mail.
  • O assunto precisa ser interessante ao leitor: é isso que motiva ele a abrir ou não a mensagem.
  • Fazer testes A/B quanto ao assunto do e-mail, o horário de envio, o dia da semana…
  • Relacionar-se com o lead, para que ele lembre da sua marca!

Ferramentas de e-mail marketing

Existem hoje no mercado diversas ferramentas de e-mail marketing, e inclusive muitas gratuitas para pequenos fluxos de envio.

Se sua empresa precisa de ferramentas de automação de e-mail marketing vai encontrar muitas opções por aí. Variados preços e funcionalidades- pesquise com atenção.

A ferramenta que eu uso actualmente é o Mailchimp. É gratuita para até 2 mil contactos, e funciona muito bem. Além de entregar os e-mails na caixa de entrada, que é o mais importante.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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