
Meios de Pagamento para E-commerce
Você sabe quais são os meios de pagamento para e-commerce disponíveis em Portugal?
Um estudo feito recentemente pelo Ecommerce News Portugal e chamado de Benchmark e-Payments Portugal’20 revelou quais os métodos de pagamento que mais convertem dentro das lojas online.
De acordo com o estudo, “os principais sistemas que mais convertem, são: Referência Multibanco (isto é algo único em Portugal que o diferencia
do resto dos países da Europa); Cartão de Crédito e Débito; PayPal e MBWay. Finalmente, e em quinto lugar, a transferência bancária.”
Referência Multibanco é sem dúvida uma preferência dos portugueses, mas o MBWay tem ganho cada vez mais espaço, especialmente entre os mais jovens.
De facto, o MBWay também é um método bastante utilizado para burlas, portanto é imprescindível disponibilizar todos os dados e informações que mostram a seriedade da sua loja online. Um e-commerce com todas as informações, certificado SSL e atendimento online vai certamente ajudar na conversão dos visitantes em clientes.
Como escolher os meios de pagamento para sua loja
Agora que já sabemos os meios de pagamento para e-commerce que trazem mais conversão para as lojas online, não há que inventar a roda, e sim disponibilizar pelo menos os principais. São eles:
- Referência Multibanco;
- Cartão de crédito/débito;
- Paypal e
- MBWay.
É possível disponibilizar mais opções? Claro que é! 😉
Mas algo que sempre trazemos à tona são os custos. Quando se é um pequeno negócio, especialmente, há que se trabalhar de maneira a trazer mais resultados com menos recursos. E sem dúvidas que disponibilizando essas opções principais o seu negócio já estará bem equipado.
E porque falamos anteriormente que o MBWay tem vindo a crescer? Bem, entendemos que é um caminho sem volta, pois é uma tecnologia facilitadora de pagamentos, com muitos benefícios. Aproveitei o assunto para questionar minha rede no Linkedin sobre o assunto, e a maioria respondeu que prefere usar o MBWay como método de pagamento online. Veja:
É claro que a amostra é muito pequena e não é possível tirar conclusões, mas é interessante ver que os meios mais rápidos para pagamento são os que aparecem como preferidos. ✅
A referência Multibanco como um entrave para o lojista
Apesar de as vendas online serem realizadas muitas vezes utilizando referência Multibanco como meio de pagamento, isso pode ser um bocado mau para o e-commerce.
Isso porque: as vendas por cartão de crédito, por exemplo, são aprovadas quase instantaneamente, e os produtos são retirados de estoque e enviados.
Mas, quando os clientes compram por referência Multibanco, eles tem um período para fazer o pagamento. Pode ser que eles desistam da compra (e isso acontece frequentemente). E também há a demora: até o cliente efectuar o pagamento, até o e-commerce receber a informação… e entre esse meio tempo todo, o lojista deixa o estoque reservado para aquele pedido. (E pode deixar de vender a outro com pronto pagamento).
Por isso é importante trabalhar o pós compra, conversar com os clientes quando eles ainda não pagaram a encomenda para entender o porque, e também trabalhar os gatilhos mentais no e-commerce na parte dos pagamentos.
E você, como prefere pagar suas compras online? E qual meio de pagamento vai usar no seu e-commerce? Conte ali nos comentários. 👇
No Comment