Investir em fotos de produtos é essencial ao criar loja online

Investir em fotos de produtos é essencial ao criar loja online

No planeamento de criar loja online é essencial incluir o investimento em fotos e vídeos dos produtos.

Percebemos que há um grande investimento (de tempo, e muitas vezes também financeiro) para criação de imagens que vão para as redes sociais, e isso é bom.

Mas pensemos também no consumidor que visita uma loja virtual com o intuito de comprar aquele produto pelo qual foi atraído. Qual é a primeira coisa que ele vai olhar? As fotos do produto, é claro.

Porque investir em boas imagens?

Ter fotos de produto com qualidade é essencial para aumentar as vendas na loja online.

As imagens do produto são nomeadamente o primeiro item a ser observado pelos clientes na página de produto, no qual os clientes gastam mais tempo, e tudo isso por uma razão:

Quando o cliente compra em uma loja online, é uma experiência totalmente diferente de uma loja física.

Ele não toca no produto. Ele não vê pessoalmente, não sente o material, não cheira, não experimenta.


Veja aqui um artigo sobre os melhores produtos para vender online.


Logo, para instigar o desejo de compra no cliente, é necessário que hajam fotos de boa qualidade e vídeos que transmitam detalhes sobre as peças: o material, o acabamento, o uso, etc.

Quantas fotos de produto é o ideal?

Tendo em vista o que já foi dito, de que o cliente está a substituir a sensação de tocar no produto por ver fotos, obviamente é bom haver fotos de vários ângulos da peça.

Está a criar loja online de sapatos? Tenha fotos da frente dos sapatos, de trás, das laterais, de cima e também da sola, e ainda com um modelo a usar o item.

Quer dar a impressão de que é confortável? Faça uma foto que demonstre alguém dobrando o sapato, ou mesmo vídeo de uma pessoa manipulando-o.

Os vídeos são grandes aliados ao criar loja online

Vídeos conseguem mostrar coisas que as fotos não conseguem: textura, profundidade, resistência, brilho, maciez…

A depender da forma como o vídeo é feito, podemos realmente estar mais próximos da sensação de tocar no produto, ou sentir o sabor ou textura, por exemplo.

Podem ser vídeos apenas do produto, ou de alguém usando/vestindo/manuseando, um tutorial de como montar ou usar correctamente, entre outros.

Voltemos ao exemplo do calçado. As fotos mostram muito do produto, mas se houver também um vídeo de um(a) modelo(a) usando o sapato, é mais fácil perceber como o produto fica no pé, qual a altura do cabedal, e como se comporta ao caminhar. São detalhes que fazem toda a diferença.

E podemos estar tranquilos que não é necessário rios de dinheiro para fazer vídeos de produtos. Um smartphone consegue fazer vídeos suficientemente bons, aliado a imensas aplicações de edição e criação de vídeos, inclusive gratuitas, que existem no mercado.

Portanto, ao criar loja online, considere a inclusão de vídeos nos produtos. Dá trabalho sim, mas é um diferencial competitivo muito importante para quem está a iniciar os negócios.

Vídeos de boa qualidade também conseguem captar bem as cores e o balanço de luz e sombra, mostrando muito melhor o produto do que apenas as imagens.

Além disso, considere também fazer vídeos nos quais você apareça, seja a mostrar o produto ou a falar dele. As pessoas gostam de saber que há gente de verdade por trás dos negócios online. 😉

Como fazer óptimas imagens de produto

  • Fotos com boa resolução, que não são necessariamente fotos grandes. Os padrões de resolução de imagem usados pela maioria das lojas virtuais são no mínimo:
    • Horizontal : 640 pixels de largura por 480 pixels de altura;
    • Vertical: 480 px de altura por 640 px de largura.E com Resolução Máxima:
    • Horizontal: 1280 px de largura por 1024 px de altura;
    • Vertical: 1024 px de largura por 1280 de altura.
  • tamanho das fotografias também influencia no tempo para carregar as páginas. Imagens que são pesadas contribuem para deixar o site lento. Você pode usar ferramentas como essa para compactá-las sem perder a qualidade da imagem. (Aliás, eu recomendo muito que faça isso!)
  • Fundo branco é fundamental para ter óptimas imagens. Se você mesmo fizer as fotos, podes comprar um mini estúdio para fotografias profissionais, é barato e já possui fundo branco e iluminação adequada. Isso se os produtos forem pequenos, é claro.
  • Entretanto, se o produto for branco, evite usar fundo branco também, pois seu produto não se destacará.

Use de criatividade!

Por óbvio, fotos e vídeos são essenciais para aumentar a taxa de conversão da loja virtual. Então, planeie como serão trabalhados esses aspectos tão importantes ao criar loja online.

Além de fotos com fundo branco, use de criatividade para mostrar ao cliente o máximo do seu produto, para valorizá-lo. Que tipos de vídeos e imagens agregariam mais valor?

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

Relacionados

O BOM atendimento na loja online faz vender mais

O BOM atendimento na loja online faz vender mais

Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo

Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Porque ter um e-commerce em 2020

Porque ter um e-commerce em 2020

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos

Ecommerce de Sucesso é um projeto que nasceu de uma necessidade muito clara: desmistificar o e-commerce em Portugal.

É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.