Gatilhos mentais no E-commerce: saiba como utilizar e vender mais

Gatilhos mentais no E-commerce: saiba como utilizar e vender mais

Usar gatilhos mentais no e-commerce é uma estratégia para aumentar as vendas.

Você está familiarizado com esse termo e sabe como usar para vender mais na sua loja virtual?

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam directamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Fonte: https://rockcontent.com/blog/gatilhos-mentais/

Ou seja, através de gatilhos mentais, as lojas buscam fazer com que o cliente tome a decisão de comprar o produto.

São os artifícios usados para que o cliente decida no “piloto automático” por efectuar aquela compra, sem pensar muito no assunto antes. Afinal, já tomamos tantas decisões no nosso dia-a-dia, não é mesmo?

Como usar gatilhos mentais no e-commerce

Os gatilhos mentais são facilitadores do nosso cérebro para tomar atitudes ou decisões.

O marketing costuma usar desse artifício para incentivar as pessoas a realizar uma compra. E todos nós passamos por isso seguidamente, não tenha dúvida!

Quem de nós nunca sentiu falta de um relacionamento depois que ele acabou? Ou comprou aquele acessório porque era exclusivo? Ou acabou comprando a mais no mês porque “o desconto era só até hoje!”?

Então esses chamados gatilhos mentais são formas de ajudar o cliente a comprar com rapidez, com impulso, de forma que ele não “precise pensar” antes de decidir.

São utilizados vários gatilhos mentais no e-commerce, entre eles: escassez, exclusividade, urgência, reciprocidade, novidade, prova social, etc.

Gatilho mental da escassez

É natural ao ser humano dar valor para aquilo que é escasso. (Pense em itens de coleccionador, ou obras de arte que valem milhões!).

Porque não usar isso na sua loja virtual? Não há motivo! (Leia aqui sobre como criar uma oferta irrecusável para o cliente.)

Cursos com vagas limitadas, estoque limitado de um produto, uma live que não ficará gravada, e por aí afora.

Urgência

Gatilhos mentais no e-commerce
Fonte da imagem: Google Images

Se uma imagem diz mais do que mil palavras, preciso dizer algo? 🙂

“Acaba em 24h”, “Finalize sua compra hoje para não perder o desconto”, “Últimos 5 itens disponíveis” são exemplos bem comuns de gatilho mental de urgência.

Com certeza, especialmente na Black friday, você já deparou-se com cronómetros nas lojas virtuais indicando o tempo restante daqueles descontos.

Prova Social

Ah, esse gatilho está cada vez mais em alta, é poderosíssimo!

Se você está caminhando em uma rua e quer tomar um café, percebe que do seu lado direito há uma cafetaria cheia de gente, muito movimentada. E da lado esquerdo da rua há uma cafetaria “às moscas”. Se não conheces nenhuma delas, em qual entrará para tomar o cafezinho?

Fonte: https://www.lojashampoo.pt/

Veja esse exemplo da Loja do Shampoo. Ao perceber tantas opiniões favoráveis, será que o cliente vai ficar com as dúvidas que são comuns ao comprar online? (Se é uma loja de confiança, se entrega, se o produto é o prometido, etc…)

Esse gatilho é de facto muito poderoso, na minha opinião, o mais poderoso de todos.

O gatilho mental da Novidade

E quem não aprecia uma boa novidade?

Toda gente quer estar a par do que acontece no mundo, quer ter assuntos com seus amigos e também quer mostrar alguma novidade… algo que comprou primeiro.

Vemos isso a todo momento com electrónicos e carros que ano após ano lançam versões novas.

Seja um produto novo, um serviço novo, ou uma actualização em um produto existente, e que traga valor para o seu cliente, isso precisa ser divulgado!

Além de ajudar a não tornar-se obsoleto, ajuda a manter o relacionamento com os clientes, pois tem sempre algo novo a mostrar para eles.

Reciprocidade

Dar para receber.

Gentileza gera gentileza.

Não devolva o prato vazio!

Está familiarizado com essas frases? Não é à toa, elas estão por toda a parte desde que conseguimos lembrar-nos.

A reciprocidade é um dos gatilhos mentais frequentemente utilizados no e-commerce. Isso é porque temos uma tendência natural a retribuir de alguma forma o bem que nos é feito.

Essa também é a base do Inbound Marketing, com a ideia de trazer muito valor para as pessoas, bem antes de elas se tornarem clientes. Mostrar que a marca se importa de facto com as pessoas, com a sociedade onde está inserida e com o mundo em geral, entregando gratuitamente conteúdo e ferramentas que auxiliam as pessoas, mesmo sem elas pagarem por isso.

E a intenção, é claro, é que haja reciprocidade.

Que quando for a hora certa, a pessoa lembrará da empresa que a ajudou naquele momento e comprará dela.

Utilize os gatilhos mentais no e-commerce

Não há razão para não utilizar essa poderosa ferramenta na sua loja virtual.

Lembre sempre que é preciso ser verdade, é claro. E lembre também que se o produto não for bom, ou as pessoas que você está atraindo são as erradas, ou mesmo seu site for ruim, não há gatilhos mentais que vão fazer milagres! 😁

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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