É possível vender online sem ter um e-commerce! Veja como

É possível vender online sem ter um e-commerce! Veja como

Você já percebeu que é essencial estar digitalmente presente, a esta altura do campeonato, não é mesmo? Mas e tem como vender online sem ter um e-commerce? É possível?

É, sim senhor(a)!

Não só de e-commerces é que vivem as vendas online. Há várias maneiras de vender online, ou de divulgar online um negócio que existe fisicamente, sem necessariamente ter uma loja virtual.

3 maneiras de vender online sem ter um e-commerce

Vamos supor que você tenha um pequeno negócio que é físico, como uma loja de roupas em um shopping ou mesmo uma pastelaria. Há maneiras de tu validares o teu negócio trazendo contactos e vendas através de meios digitais.

E tudo começa pela estratégia. Comece pensando primeiro quem é o público-alvo que você deseja atingir, e qual a finalidade das campanhas que você irá fazer: é trazer contactos através de mensagens, ou é criar leads para trabalhar através de um funil de vendas com e-mail marketing e ligações? Ou é mesmo vender produtos por impulso? Ou atrair pessoas para visitarem seu negócio no meio físico?

Malta, vamos aqui falar de maneiras de vender online através de canais digitais, e que exigem investimento. É claro que é possível não investir nada (financeiramente falando), mas resultados de forma orgânica demoram séculos a aparecer, e cada vez em escala menor. Isso se aparecerem.

Criar Landing Page

As landing pages são páginas online que servem basicamente para apresentar um produto e recolher dados de pessoas que se interessam naquele produto.

Essa é uma maneira comum de vender online sem ter um e-commerce, pois a criação da página pode ser feita de forma gratuita ou muito barata, sem necessidade de todo um ecossistema de loja virtual. Pense na compra de domínio, que também é algo barato, para parecer mais profissional a sua página na internet.

Deixo um exemplo de landing page bem completa de um evento:

vender online sem ter um e-commerce

Fonte: https://www.ppclightninground.com/

Como percebe-se, a intenção é a recolha de dados dos visitantes. Criando a página, é necessário divulgá-la organicamente e através de anúncios no Google Ads e demais plataformas (depende do que é o teu produto!), e é uma ótima forma de trazer pessoas realmente interessadas no teu produto, e continuar o relacionamento por e-mail e telefone, até gerar vendas.

Usar o Facebook e o Instagram para angariar contactos e vender

Essas redes sociais são extremamente poderosas quando o assunto é campanhas de marketing digital.

Caso você não queira criar uma landing page, mas seu produto é um curso online por exemplo, ou um produto de maior valor agregado, e para isso é ideal que colete dados dos leads para criar relacionamento e depois vendas, o próprio Facebook possui o um gerador de formulários para coleta de leads. Assim as pessoas que vêem o anúncio já deixam seus dados ali mesmo, no Facebook, e você entra em contato depois.

E agora digamos que seus produtos são de venda por impulso, como moda por exemplo. Você pode usar essas redes sociais para criar anúncios dos seus produtos para públicos bem definidos, como pessoas que interagiram com sua página ou perfil, pessoas com interesses relacionados, etc.

Para esses anúncios o CTA (Call to action) deve ser de impulso para a compra. Nesse caso, se não vai redirecionar a pessoa para uma página de vendas, o melhor é que seja o botão de entrar em contacto. E nesse estratégia é preciso estar atento para responder prontamente e finalizar as vendas!

Usar o Google My Business

Ok, tenho de concordar, essa não é bem uma maneira de vender online sem ter um e-commerce! Mas é uma maneira incrível de vender mais, trazendo pessoas para o teu estabelecimento… pode ser? 😅

Fonte: Google Imagens

Estar presente no Google My Business traz muita relevância para os negócios físicos. Vamos voltar ao exemplo de uma pastelaria que falamos lá no início.

Toda gente faz pesquisas online, então se tu tens um negócio físico, precisa estar nessa ferramenta para que apareças nas pesquisas das pessoas, quando procuram por locais próximos delas, ou por palavras chave do teu negócio. Também permite que os visitantes avaliem a tua empresa, o que é tão importante para angariar mais clientes.

E que tal juntar a estratégia de Facebook/ Instagram que falamos acima, para campanhas específicas de descontos no take away, entregas ou encomendas online? Uma encomenda de um bolo de aniversário, por exemplo, pode ser gerada através das campanhas. Assim podes vender online, divulgar teu espaço físico e aumentar os rendimentos.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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