Criei a loja virtual, agora onde eu anuncio?

Criei a loja virtual, agora onde eu anuncio?

Dados os primeiros passos e criada a loja virtual, é hora de começar a anunciar. Facebook, Instagram, Google Ads… onde você vai anunciar?

As opções são muitas, mas sair testando todas elas sem ter um plano de acção é um erro. Vamos começar planeando.

Planeando os anúncios da loja virtual

A estratégia de anúncios da loja virtual precisa estar definida já desde o início, no planeamento da loja online.

Mas como saber onde devo anunciar os produtos/serviços da minha loja?

Vamos por partes, primeiro vamos perceber quais tipos de produtos você vende.

Se a sua empresa vende produtos que são de compra por impulso, então ela precisa anunciar principalmente em redes sociais, pois são anúncios de atenção.

Por exemplo, digamos que você venda bolsas ou malas coloridas para senhoras. É um produto que pode ser considerado de compra por impulso, pois é provável que ao estar olhando o feed do Instagram, um anúncio chame a atenção de uma senhora e ela resolva entrar na loja virtual e mesmo realizar a compra.

Isso quer dizer que devo anunciar apenas no Instagram e Facebook? De jeito nenhum! Campanhas de Google Shopping, Remarketing e Rede de Display também devem funcionar bem, mas há que testar!

Agora, digamos que você venda um produto ou serviço que seja adquirido por necessidade. Quando nós necessitamos de comprar algo ou contratar algum serviço, normalmente o que fazemos é ir ao buscador e digitar aquilo que estamos a procura. “Torneira de inox”, é um exemplo de produto que compramos por necessidade.

Nesse caso, os anúncios devem seguir uma estratégia de campanhas de pesquisa no Google. O Google Ads possui uma gama de tipos de campanhas e anúncios a serem testados pela loja virtual.

E repito, um tipo de anúncios não exclui o outro, apenas merece mais investimento, e, claro, verificar se faz sentido para o negócio.

Deixo-vos aqui um vídeo que auxiliará na compreensão:

Quanto investir em campanhas?

Ahhh, muitos euros podem entrar nessa conta!

Mas repito: qual é a estratégia para os anúncios da loja virtual?

Já vi alguns experts em marketing digital sugerindo investir 30% do valor de facturação em marketing no início das operações. Mas se ainda não há facturação, há que separar um bom valor para dar os primeiros passos. Pense comigo: investiu em estrutura, estoque de produtos, equipa, site, etc… não faz sentido não investir agora para trazer compradores até a sua loja!

criei a loja virtual, como anunciar

Separe o valor a ser investido e vá fazendo ajustes. A cada dia acompanhe as KPI’s de suas campanhas, e quando o retorno sobre o investimento (ROI ou ROAS) for crescendo, ficar interessante, pise ao acelerador (com precaução!). Se o ROI for de 6, por exemplo, significa que a cada 1 euro investido, traz 6 euros em venda. Faz sentido colocar mais dinheiro nesse anúncio, ou ainda é um ROI baixo para o seu negócio?

Claro, não é toda gente que tem conhecimentos para criar e acompanhar as campanhas de marketing digital nas diversas plataformas. Você pode sempre contratar quem faça esse trabalho. Mas, recomendo que um mínimo de conhecimento você possua, pois afinal, é o marketing da sua loja!

O início é o mais complicado

Como em tudo na vida, o início é mais complicado mesmo. As campanhas de anúncios pagos demoram um tempo a começar a trazer resultados.

As primeiras semanas são de ajustes das palavras-chave, do público, dos horários que os anúncios serão exibidos, e dos próprios anúncios, pois é ideal fazer vários.

Anúncios divulgando a marca, os produtos, com ofertas, lançamentos, enfim… aquilo que fizer sentido para o negócio da sua loja virtual.

Depois de acertar os anúncios que começam a trazer o resultado esperado, regula-se novamente o investimento. Depois de um tempo, é comum o investimento diminuir em comparação com a facturação, pois a marca torna-se mais conhecida e trabalha o relacionamento com o cliente, trazendo para a recompra e conquistando clientes de forma orgânica.

E um anúncio que funciona hoje sempre funcionará? Não, não funcionará para sempre. Anúncios impressos sempre do mesmo modo para os clientes deixam de chamar a atenção e com o passar dos dias começam e a ter menos cliques. É preciso renovar sempre, e analisar. 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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