Criar loja online: o que vender na internet em 2020

Criar loja online: o que vender na internet em 2020

Criar uma loja online parece ser o caminho no mundo dos empreendimentos. Com tudo que está a acontecer, apostar no mundo online faz todo o sentido.

E ao começar uma loja online, muitos retalhistas o fazem como mais um canal de vendas, pois já possuem uma loja física. Para esses empresários, parece óbvio vender na internet aquilo que já vendem no mundo offline.

No entanto, há aqueles que estão a começar seus negócios já no digital, ao criar loja online. E para esses, a dúvida é justamente o que vender na internet.

O mundo está online

Alguns termos de pesquisa tem tido crescimento brutal no Google. Termos como “o que vender na internet” e “criar loja online” estão a ser muito mais buscados pelos usuários.

Claro que o momento que estamos a viver é o grande motivador dessa mudança digital acelerada. Podemos afirmar que esse momento trouxe a necessidade de reinventar os negócios, sejam eles de qualquer tamanho e sector.

Vamos então falar de ideias sobre o que vender na internet para criar uma loja online.

O que tu sabes fazer?

É fácil de compreender que todo negócio possui uma curva de aprendizado.

É necessário aprender sobre e-commerce: como criar, como gerir, como alcançar seu público, os cálculos da empresa, a legislação, como atender o cliente e mais inúmeras coisas que poderíamos citar.

E isso é só sobre a loja online. Imagine ter que aprender ainda tudo sobre o tipo de produto ou serviço!

Por isso, faz muito mais sentido criar uma loja online de produtos ou serviços que tu já conheces o funcionamento.

Utilize a ferramenta Google Trends

O Google disponibiliza gratuitamente o uso dessa ferramenta incrível que é o Google Trends. Ela mostra-nos quais são os assuntos mais buscados- desde palavras, frases, personagens, etc. Você pode buscar por regiões e por um período de tempo determinado.

Com o evento da pandemia COVID-19, as buscas em Portugal por “ginásio em casa” por exemplo, subiram de maneira significativa. Observe a imagem que mostra o aumento nas buscas:

Sabemos que muitas mudanças estão a ocorrer, e algumas vão passar, outras chegaram para ficar.

Eu acredito que o facto de fazer aulas do ginásio em casa pode virar um hábito e permanecer. Com certeza não tão forte quanto recentemente, mas com certeza não será o nível anterior.

Google Keyword Planner é fantástico no planeamento para criar loja online

Outra ferramenta fantástica do Google é o Planeador de Palavras-Chave. Para usar o Keyword Planner, é necessário possuir uma conta ativa no Google Ads.

Uma vez dentro do Google Ads, vá em “Ferramentas e Definições” e depois em “Planeador de Palavras-Chave”. Então você pode escolher entre descobrir novas palavras-chave e obter o volume de pesquisas. Também pode criar um plano de palavras-chave para suas campanhas.

Para seus anúncios e para SEO é essencial conhecer as palavras-chave. Mas ainda antes disso, é preciso saber se o produto que estás a pensar colocar na loja online tem buscas na internet.

Se ele não tiver buscas, logo, ele não venderá.

Faça os cálculos para criar loja online

Ter os produtos ou serviços certos para vender na loja virtual é o começo do caminho.

Depois de verificar as tendências de buscas pelas palavras-chave dos produtos, toca a fazer os cálculos para ver se o negócio é viável!

Encontre fornecedores

Os produtos vão ser importados, revendidos ou fabricação própria? Cada um tem suas particularidades e custos.

Planilhar todos os custos do produto é essencial para saber os custos de produção e posteriormente o preço de venda.

No final deve haver lucro

Fazer um planeamento minucioso (pode ser em planilha Excel!) com os custos de produção e as despesas fixas e variáveis do negócio é o básico.

O planeamento continua, acrescentando a quantidade de vendas, o investimento inicial, o fluxo de caixa e o retorno esperado.

Se fazer cálculos de investimentos não é o teu forte, peça ajuda. De certeza há alguém próximo a ti que pode te ajudar.

E no final, deve haver lucro!

Sim, pois somos todos humanos que trabalham para obter retorno, não é verdade? Se é para criar um negócio, que seja lucrativo! 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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