Como trabalhar a embalagem na loja virtual

Como trabalhar a embalagem na loja virtual

Você sabia que há diferentes maneiras de conquistar o cliente, e uma delas é apostando na embalagem na loja virtual?

Uma das dificuldades que encontramos nas vendas online é competir com a experiência de compra que os clientes podem ter no mundo físico.

“Mas Daniela, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!”

Sim, não podemos comparar ou competir com a mesma experiência que o cliente possui ao comprar em lojas no mundo offline. O cliente, ao comprar no e-commerce, não consegue tocar no produto antes da compra, ou cheirar, ou experimentar. – Já falamos aqui sobre como melhorar a experiência de compra do cliente com um bom cadastro de produtos, veja.– Então o que podemos fazer na loja virtual é tornar a experiência de compra do cliente óptima, mesmo sendo diferente do offline! 😉

A experiência da compra online

Nós podemos dividir a experiência da compra online em duas etapas:

  • o processo de compra online e
  • a chegada do pacote em nossa morada.

É verdade que ambos os momentos precisam contribuir para que avaliemos a experiência como boa, e talvez até voltemos a comprar novamente daquele e-commerce.

Mas é facto também que se a compra foi feita de maneira aprazível, mas o pacote não fez jus ao que o cliente estava à espera, é uma experiência ruim ou “nota baixa” na mesma.

E aqui não falo somente dos casos em que a mercadoria chega avariada, mas nomeadamente nos casos em que a expectativa do cliente está nas alturas, mas o sorriso se desfaz ao olhar para a embalagem.

É possível entregar muito mais valor ao consumidor trabalhando a embalagem na loja virtual. Quando o cliente vê o pacote e tem brilho nos olhos, é bem provável que ele vá até as redes sociais compartilhar o carinho que a marca teve ao preparar a encomenda.

Como entregar mais valor ao trabalhar a embalagem na loja virtual

Especialmente se você trabalhar com produtos de maior valor agregado, investir na embalagem correta pode fazer sua marca sair do status “mais uma loja” para uma “coleccionadora de fãs”.

Não vamos aqui nos por a falar sobre os cuidados básicos de uma embalagem: proteger a mercadoria e seguir as regras da transportadora, além da legislação vigente.

Vamos dar um UP na embalagem da loja virtual:

  • Uma embalagem exterior bonita chama a atenção de todos os que se deparam com ela! Pense em adesivos autocolantes coloridos da sua marca, caso seja caro fabricar embalagem diferenciada.
  • Colocar um cartão com a assinatura de quem embalou o pedido traz um toque humano às compras online.
  • Se forem itens para bebés, que tal um cheirinho de bebé? Há fragrâncias para borrifar nos pacotes, assim ao abrir a embalagem o cliente tem uma experiência sensorial diferente. 😀
  • A tua marca tem uma pegada social ambiental? Podes enviar sementes para plantio de aromáticas, flores, etc.
  • Embalagem de papel reciclado.
  • Enviar um mimo para o cliente. Imagine uma marca de cosméticos, que tal enviar amostras junto no pacote?

Essas são algumas ideias que definitivamente fazem o olho do cliente brilhar ao receber e abrir a encomenda. Ele precisa sentir que está recebendo um presente!

O que você poderia fazer para tornar a experiência do seu cliente memorável? Comente e Compartilhe nas redes sociais, vai ajudar esse blog a chegar a mais pessoas que precisam ver isso!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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