Como será o cenário das vendas online pós pandemia?

Como será o cenário das vendas online pós pandemia?

Que o e-commerce cresceu brutalmente nos últimos dias toda gente já sabe. Mas agora a pergunta que fica é: como serão as vendas online pós pandemia?

Em Portugal, assim como praticamente no mundo todo, as vendas pela internet foram a única opção para muitas empresas. Vários segmentos tiveram que se adaptar, mesmo os mais tradicionais, e digitalizar seus negócios. – Leia sobre isso clicando aqui.

Há quem tenha conseguido com sucesso realizar essa transição do físico para o digital, há quem tenha conseguido com imensas dificuldades, e há quem não tenha conseguido de um todo!

Para aqueles que fracassaram na transição, tenho a dizer: não desista! Vender online não é fácil como muitos dizem por aí, nem rápido e nem simples. É preciso muito planeamento, tempo a dedicar, investimento e mais uma série de coisas. Mas permaneça firme, porque as vendas online pós pandemia vão continuar! 😉

Cenário de crescimento nas vendas online

O período de confinamento total acabou em Portugal, e aos poucos os portugueses tem retomado a normalidade. Normalidade? Bem, talvez possamos chamar assim. Com certeza alguns medos pairam no ar, e com eles alguns cuidados: distanciamento, uso de máscaras, trabalhar de casa se possível, ter uma higiene pessoal ainda mais cuidada (nunca antes se lavou tanto as mãos!), entre outros.

As compras online foram a solução para toda gente nesse período. Cito um trecho de matéria do Executive Digest Sapo, de 07 de maio de 2020:

“Os portugueses renderam-se ao digital. O online atingiu o seu crescimento máximo: 289% no número de compras e 244% no número médio de lares a comprar, mostram os últimos dados sobre o consumo em Portugal, divulgados esta quinta-feira pela Nielsen. ” Fonte: https://executivedigest.sapo.pt/portugueses-rendidos-ao-digital-compras-online-atingem-crescimento-maximo-em-tempo-de-pandemia/

A Fnac, por sua vez, revelou ao Dinheiro Vivo que teve vendas superiores ao período de Black Friday e de Natal, e que obteve também crescimento no número de vendedores no marketplace. Leia aqui a matéria.

Com certeza você precisou de fazer compras nesse período, e se não experimentou o online, deve ter passado aperto!

E as vendas online pós pandemia?

Bom, eu acredito firmemente no crescimento das vendas online pós pandemia. Porque? Porque o e-commerce tem crescido em todo lado, ano após ano. Além do crescimento previsível, há ainda um novo factor: as pessoas aprenderam a comprar online, por motivo de força maior.

E ainda, eu acredito que é uma questão de experiência do consumidor. Qual experiência sua empresa proporcionou para o cliente durante esse período?

vendas online pós pandemia

Eu posso falar das experiências que eu tive ao comprar online durante a pademia: 4/5 delas foram terríveis, e 1/5 foi incrível, nas últimas compras que fiz.

Eu comprei em lojas de grandes redes, e não podia ser pior: não havia informações do prazo de entrega, ou diz que está atrasado e não apresenta previsões. Teve um caso que a compra chegou a minha casa (produto errado, mas nem vou entrar no assunto), e a informação no site ainda era de que estava em preparação. Ou a pior experiência de todas: comprei um jogo de tabuleiro, e durante dois meses se quer consegui contacto com a empresa. O jogo chegou finalmente, mas eu até hoje não consegui contacto com a empresa.

Leia aqui um post sobre as informações necessárias para vender em uma loja virtual.

Eu continuarei comprando online pós pandemia, porque o e-commerce na minha opinião é uma das maiores maravilhas da actualidade! 😀

Mas, para aqueles consumidores que compraram online pela primeira vez durante o confinamento e tiveram péssimas experiências, é bem provável que não voltem tão cedo a uma loja virtual. Que pena!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

Relacionados

O que é taxa de conversão no e-commerce

O que é taxa de conversão no e-commerce

Como trabalhar a embalagem na loja virtual

Como trabalhar a embalagem na loja virtual

Plataforma digital: o que é e como criar

Plataforma digital: o que é e como criar

Como escolher o nome ao abrir loja online- Guia

Como escolher o nome ao abrir loja online- Guia

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos

Ecommerce de Sucesso é um projeto que nasceu de uma necessidade muito clara: desmistificar o e-commerce em Portugal.

É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.