Como fazer o Cadastro de produto na perfeição

Como fazer o Cadastro de produto na perfeição

Ao comprar em uma loja virtual nós compramos basicamente uma promessa. A promessa de que o produto é como está nas imagens e na descrição. A promessa de que o produto vai ser entregue em nossa morada.

Quer ter vendas na sua loja online? Faça um cadastro de produto na perfeição.

Pois vamos agora falar como fazer o cadastro de produto na loja virtual.

A vender promessas

Faz parte do processo de criar loja online aprender a cadastrar os produtos/serviços a serem vendidos.

Para esse processo é necessário que coloquemo-nos no lugar dos nossos clientes. Quando nós estamos a pesquisar para comprar algo, nós analisamos certas características.

Por exemplo, se eu estou a buscar um vestido para usar no verão, irei analisar:

  • Qual tecido é o vestido;
  • Ele serve-me bem?
  • Como posso lavar esse vestido;
  • Ele pode ser passado a ferro?
  • Quais os calçados que irão combinar com o vestido;
  • Se ele tem forro;
  • E por aí afora.

Portanto, se ao procurar nas lojas um vestido vou a pensar em todos esses factores e ainda mais, antes de concretizar uma compra, quanto mais em uma loja virtual!

Isso é porque em um site de vendas eu não consigo tocar e ver o produto. Tudo o que estamos a comprar e vender são promessas. Por isso a importância de saber como fazer o cadastro de produto.

Ao vender em uma loja online você está a vender a promessa de que o produto é tal qual está nas imagens, na descrição, nos vídeos. Está a prometer que vai entregar aquilo que o cliente comprou.

Como fazer o cadastro de produtos

Agora que já percebemos o quão importante é um bom cadastro de produtos, vamos aprender como isso pode ser feito.

Ao cadastrar os itens da loja virtual, pense antes em tudo o que o seu cliente pode perguntar a respeito do produto.

Descrição completa no cadastro de produtos

A descrição escrita do produto precisa ser feita com todos os detalhes daquilo que está a ser vendido.

Então ao voltar para o exemplo do vestido, vejamos tudo o que precisa estar na descrição:

  • O que é o produto;
  • Para qual estação do ano;
  • Para quais ocasiões;
  • Quem é o fabricante;
  • Qual tecido e como cuidar desse vestido: como lavar, secar e passar a ferro;
  • Qual a tabela de medidas (pois se é um vestido e a cliente não pode experimentar, ela precisa saber se vai servir no corpo dela);
  • Se tem forro, se tem zíper ou botões para o fechamento;
  • Com quais calçados e acessórios ele pode ser usado;
  • As tendências de moda, etc etc.

Percebes o que quero dizer?

Absolutamente tudo que o cliente precisa e deseja saber sobre aquele produto. É isso que ele vai comprar.

Vou dar um exemplo pessoal pelo qual passei há pouco tempo. Eu estava a procurar um headphone, e tinha de ser com entrada USB. Procurei em várias lojas online (as maiores de Portugal!) e não consegui encontrar! O motivo? Não havia descrição do produto. Em algumas lojas os vendedores colocaram a descrição: conexão com cabo (what?). Resultado: tive de ir a uma loja física para comprar o produto.

 O que você pensa que vai acontecer se não tiver as informações necessárias na descrição do produto? O mesmo que aconteceu a mim: seu cliente vai clicar no site do concorrente ou ir a uma loja física.

Excelentes fotos do produto

Da mesma forma que uma descrição com todos os detalhes ajuda a vender, as fotos com qualidade também.

Quando eu digo que ajuda a vender, é porque para que uma loja online tenha vendas é necessário uma série de boas práticas, como ter uma plataforma que atenda bem, produtos que mostrem valor e um público-alvo bem definido.

De fato, as fotos do produto precisam mostrar os detalhes do item, já que o cliente não terá como colocar a mão no produto antes de comprar.

  • Fundo branco se o produto for colorido;
  • Fotos do mesmo tamanho;
  • Fotos de todos os ângulos;
  • Foto com zoom para mostrar algum detalhe;
  • Ao usar o exemplo do vestido: foto do vestido pendurado em um cabide, foto com uma modelo vestindo a peça de pé, sentada, de costas. Foto destacando os detalhes como estampa, fechamento, costura.
  • Importante: ao usar modelos nas fotos, coloque a informação do tamanho da peça e da modelo que está vestindo. Exemplo: modelo tem 1,65m de altura e 55 kg, veste tamanho P.
  • É importante reduzir o tamanho das imagens para que a loja virtual não fique lenta ao carregar a página. Um dica é utilizar o site TinyPNG que compacta as imagens mantendo a qualidade. Outra ferramenta que também tem essa função é o image compressor. Ambas tem versões gratuitas que auxiliam bem. 😉

Vídeos para destacar-se no cadastro do produto

Todos gostamos de ver vídeos, não é mesmo?

Com uma câmera de telemóvel é possível fazer bons e criativos vídeos para seus produtos. Sim, fazer um cadastro de produto bem feito dá trabalho, mas resulta.

Os vídeos podem ser feitos com uma pessoa a explicar sobre o funcionamento do produto, ou um modelo a desfilar usando o item. Pode ser a mostrar o produto com as mãos e a manipula-lo.

Tudo a depender de qual é o seu produto, mas de certeza há maneiras de criar vídeos para incluir no cadastro dele.

SEO no cadastro do produto

Para saber como fazer o cadastro de produto da melhor forma possível, é necessário atentar-se ao SEO.

Pesquise pelas palavras-chave a utilizar, e utilize-as no título e na descrição do produto, e também como atributo alt nas imagens.

Atenção para utilizar a estrutura correta: título, subtítulos, texto.

Título do produto

Tenha atenção ao SEO no título do produto também. Use palavras-chave de cauda longa e que diferenciem seu produto.

Escrever bem escrito

O mais básico e por vezes ignorado sobre como fazer o cadastro de produtos é escrever bem.

Acredite, isso faz toda a diferença! Um texto bem escrito, com concordância, sem erros de gramática. Um bom texto passa confiança ao seu cliente, uma impressão de empresa séria e comprometida.

Fazer o cadastro de produto para vender

Depois de detalhar todos esses itens, consegues perceber o porque é tão importante dedicar tempo e esforço para fazer um cadastro de produto?

Se o cliente de fato já encontrou sua loja na internet, está em seu site e interessado em comprar seu produto, o cadastro de produtos bem feito é o que vai incentivá-lo a colocar o item no cesto de compras.

Boas vendas, e conte connosco!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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