Como escolher o nome ao abrir loja online- Guia

Como escolher o nome ao abrir loja online- Guia

Quando estamos a pensar em abrir loja online, não pensamos logo em escolher um nome para ela?

Podemos encontrar online muito conteúdo falando sobre o assunto, e mesmo livros sobre o processo de naming. Há também empresas especializadas na criação de nomes para marcas, bem como toda a imagem que o nome vai carregar.

Entretanto, o foco desse blog são os pequenos empresários, e sabemos bem que investir camiões de dinheiro na escolha do nome da loja online está fora de questão.

Então, deixo-vos aqui um guia para escolher o nome para loja virtual.

Comece pela missão, público e produto

Para dar início ao processo de criação do nome para sua marca ou loja, é importante responder algumas questões.

1- Qual é a missão da empresa?

Porque criar essa loja online? Qual a razão de ela existir?

Ao definir a missão da loja, a razão de ela ser criada, ficará mais fácil definir nomes que façam sentido, que tenham a ver com o negócio.

2- O que a loja online vai vender?

É importante ter definido quais são os produtos que a loja virtual vai trabalhar. Aliás, acredito ser essencial para a criação do nome. Já falamos sobre quais produtos vender online, podes conferir aqui.

Isso não quer dizer que o nome do seu e-commerce precisa ser ou conter o nome do produto. No entanto, pode dar vários insights sobre a escolha do nome ao abrir loja online.

3- Quem é o público?

Você já deve ter criado as personas do negócio e definido o público-alvo. Porque?

Porque isso define a forma de comunicação a ser usada. Será que o seu público-alvo vai perceber a ideia do nome da loja online? Nomes mais sérios ou descontraídos? Abreviações ou apelidos? Em língua estrangeira?

Por exemplo, quando vais a contratar um engenheiro: é comum para os escritórios serem nomeados com os apelidos dos sócios fundadores.

Lojas infantis de roupas ou mesmo brinquedos: nomes de animais, cores e nomes de brincadeiras que trazem alegria.

Demais pontos a considerar

Podemos pensar sobre vários tipos de nomes de marcas, vejamos:

  • nomes que descrevem o negócio, como “Águas do Porto” por exemplo;
  • siglas como “IBM”;
  • nomes que foram inventados ou com junções de palavras como a “Kodak” ou “Lego”;
  • nomes próprios ou apelidos, como “Walt Disney”;
  • nomes sugestivos como “SportZone” que dão uma pista sobre o segmento de negócio no qual actuam;
  • nomes com aumentativo ou diminutivo que remetem sentimentos de ternura e afecto;
  • etc.

4- Realizar um Brainstorm

É hora de pegar papel e caneta da gaveta, e usar a imaginação livremente. Podes fazer esse exercício sozinho, com seu(s) sócio(s), família, ou amigo de confiança.

Faça a lista com todas as ideias que surgirem, todas mesmo.

5- Filtrar as melhores ideias

Talvez sua lista de ideias no brainstorm tenha ficado imensa! Isso é bom, mas agora há que filtrar e começar a eliminar alguns.

Primeiramente atente-se para aquelas ideias que você mais gostou, e faça uma análise: elas estão de acordo com os passos 1, 2 e 3? Fazem sentido para a missão, os produtos e o público para o qual a loja online vai vender?

Depois de filtrar, verifique esses pontos antes de abrir loja online

  • O nome parece-se com o de outra marca/loja. 

Ao escrever ou dizer em voz alta o nome, ele lembra outra marca?

Então, atenção. Será difícil para os clientes de lembrar do nome da sua empresa.

  • Se digitar for difícil

Se o nome é complicado de digitar, os clientes podem ter problemas para lhe encontrar. Um nome com “i” e “y” pode ser um problema, por exemplo, pois como lembrar qual letra vem antes, se o som é o mesmo é português? Ou mesmo nomes que são longos, são difíceis de lembrar.

  • Nomes que limitam, tanto em espaço quanto em produto

Se o nome escolhido limitar à um tipo de produto ou serviço, ou a um público ou mesmo local geográfico, e depois você decidir expandir o negócio, o nome poderá não fazer mais sentido nenhum.

  • Palavras com mais de um significado

Sempre deve-se pesquisar antes sobre o significado da palavra. Por exemplo, talvez tenhas criado uma sigla ou mesmo uma junção de dois nomes que seja altamente giro. Será que a palavra tem algum significado diferente, em alguma outra região?

Ou então se for um nome com mais palavras que foram juntadas, e na hora de digitar “tudojunto” vai se tornar outra palavra?

nomes para loja virtual

E ao ter analisado tudo isso, let’s move on!

6- Verificar se o nome está disponível

Vá até o site Domínios.pt (por exemplo), com as ideias restantes da sua lista, e verifique se o domínio está disponível para registo.

Então será momento de focar nos nomes que estão disponíveis, e escolher o candidato perfeito.

7- Pergunte a opinião das pessoas

Por agora, devem ter restado de 3 a 5 ideias de nome para abrir loja online.

É o momento de entrar em contacto com pessoas que você confia, e também que possam fazer parte do seu público alvo. Pessoas que são de facto potenciais clientes do negócio.

Explique a elas qual será a missão de sua empresa, e o que vai ser vendido. E não tenha medo de pedir feedback!

É muito importante ouvir o que elas pensam do nome, qual a percepção que elas tem ao ouvir, ao que elas associam esse nome.

8- É hora de registar

Chega o tempo de decidir pelo nome da loja online, e fazer o registo do mesmo, comprando o domínio.

9- Abrir loja online

E para finalizar, siga todos os passos para abrir loja online. Bons negócios!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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