Como criar uma loja online gratuita

Como criar uma loja online gratuita

E nesse artigo vamos falar sobre o que toda a gente quer saber: como criar uma loja online sem gastar nada, e ganhar dinheiro na internet.

Se isso te parece um discurso ardiloso para enganar alguém, que bom! Minha intenção foi mesmo essa: iniciar esse artigo com afirmações que são o sonho de muitos, mas que é mesmo conversa para boi dormir (= conversa fiada, discurso de enganação).

Mas como assim, Daniela?

Eu explico. Não é que não hajam plataformas nas quais você possa criar uma loja online sem pagar o desenvolvimento ou uma mensalidade. Até há.

Mas daí pensar que pode-se criar uma loja online sem gastar mesmo nada, isso é uma ilusão. Mesmo que todas as ferramentas fossem gratuitas, ainda assim há todas as horas gastas para criar e cadastrar produtos, layout, ofertas, imagens, divulgação, e tantas outras coisas.

Além do mais, criar um e-commerce é como criar qualquer negócio: sempre haverá investimento. Quanto menor for o investimento financeiro, maior será o tempo gasto no “Faça você mesmo”, e vice-versa.

Então vou abaixo falar sobre como criar uma loja online gratuita no sentido de uma plataforma que não cobre mensalidade ou desenvolvimento.

Como começar a criar a loja online

Digamos que você já tenha feito todo o planeamento da loja, já conseguiu fornecedores, já sabe como serão os meios de pagamento e de envio, e agora é hora de escolher a plataforma de loja virtual a ser usada.

Eu costumo comparar a plataforma de e-commerce com um conjunto entre o ambiente da loja física e o atendente. Já lhe explico porque:

Na loja física vemos a vitrina, entramos na loja passando pelos corredores bem organizados, vemos alguns itens dos quais gostamos. Quando temos dúvidas nos dirigimos ao atendente e depois vamos ao caixa para efectuar o pagamento.

E não é assim na loja online? A plataforma tem a função de facilitar a compra. Precisa funcionar de modo a que o visitante entre facilmente no produto e faça o processo de checkout de maneira fácil e rápida.

Mas atenção: não adianta fazer um cadastro de produtos mal feito, não ter informações para o cliente, não atender um chat online… e achar que é a plataforma a responsável pelas vendas. Não é!

Plataformas gratuitas para loja online

Existem no mercado algumas plataformas que permitem a você criar lojas virtuais de forma gratuita.

Vou citar três plataformas nas quais isso é possível, mas antes, quero te convidar a pensar em alguns contras, caso tome essa decisão.

como criar uma loja online

Antes de optar por uma plataforma gratuita, avalie se é para si. Veja:

  • Algumas plataformas não incluem domínio para a loja. Então é preciso comprar o domínio para sua loja online e você mesmo vai fazer o link do domínio para o seu site.
  • É necessário escolher temas ou templates e a maioria não permite alterações. Ou seja, nem sempre o layout vai ser aquilo que você sonhou para o seu negócio, mas pode funcionar.
  • Verifique se há integrações prontas para os meios de pagamento e meios de envio. Normalmente, você ficará a mercê dos que estão disponíveis na plataforma, não poderá usar outros.
  • Verifique se há suporte da plataforma, muitas vezes não há. Ou seja, você não consegue criar um produto sozinho, ou seu site saiu do ar, e aí?
  • Confirme se há cobrança de comissão sobre as vendas, ou então se há anúncios que aparecerão no seu site, e que você não poderá retirar.

E agora as três plataformas que possuem planos gratuitos e seus links: Wix, NLoja e Webnode.

Investimento em divulgação

Mesmo que sua decisão seja de contratar um serviço de plataforma de loja online gratuito, é importante ter em reserva o investimento para divulgação.

Já falamos disso nesses dois artigos: esse que é sobre como atrair visitantes para a loja virtual e esse sobre onde cada tipo de negócio deve fazer seus anúncios.

É necessário saber que a loja online precisa ter divulgação para que atraia visitantes, e eles transformem-se em clientes.

Me despeço por aqui, na esperança de ter lhe aberto o pensamento sobre os prós e contras de criar uma loja online em uma plataforma gratuita.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, e ajude seus amigos do ramo online a ter informação de qualidade.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

Relacionados

O BOM atendimento na loja online faz vender mais

O BOM atendimento na loja online faz vender mais

Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo

Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Porque ter um e-commerce em 2020

Porque ter um e-commerce em 2020

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos

Ecommerce de Sucesso é um projeto que nasceu de uma necessidade muito clara: desmistificar o e-commerce em Portugal.

É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.