Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

O ticket médio na loja online é mais uma das métricas que é super importante de observar, juntamente com taxa de conversão, carrinho abandonado e outras. E é possível aumentar as vendas na loja online, com técnicas para aumentar o ticket médio.

Ticket médio é o nome dado para o valor médio dos pedidos vendidos. Portanto, para calcular o ticket médio na loja (seja ela virtual ou física), nós fazemos o seguinte cálculo:

valor da faturação/ quantidade de pedidos.

O valor do ticket médio vai variar de acordo com o tipo do negócio, sazonalidade, o valor dos produtos vendidos, entre outros. Não há como comparar tickets médios de empresas de diferentes segmentos. Assim como a taxa de conversão é própria de cada business, o ticket médio também.

A empresa deve sim comparar com os próprios resultados em períodos anteriores, e perceber como melhorar e aumentar as vendas na loja online.

Como melhorar o ticket médio no e-commerce para aumentar as vendas

Começar um negócio online não é propriamente fácil, e falamos bastante sobre isso por aqui. Para um e-commerce ter sucesso em vendas é preciso que ele esteja preparado em 3 pilares, nomeadamente: produtos que vendem bem, definição correta de público alvo e uma plataforma que seja user friendly. (Carregue em cada um dos links se deseja estudar sobre o assunto.)

Se a tua loja já está com tudo afiado e começou a vender, é hora de aumentar as vendas da loja online, melhorando as taxas. Isso pode ser feito através de campanhas de marketing, observação dos concorrentes, promoções específicas, cross selling, entre outros.

Observar a concorrência

Analisar o que os concorrentes estão a fazer é sempre uma boa maneira de melhorar nosso negócio e de verificar o que já fazemos melhor do que eles. Por isso, vá até os sites dos seus principais concorrentes e dê uma boa vista de olhos nos preços, na política e preços de envios e o que eles oferecem ao cliente no cesto de compras para concluir as vendas.

Oferecer portes grátis para compras acima de determinado valor

Uma técnica muito utilizada pelas lojas virtuais para melhorar o ticket médio é oferecer a entrega gratuita dos pedidos, para compras acima de determinado valor.

Vamos supor que o ticket médio atual da sua loja online é de €99. Se queres aumentá-lo, faz sentido oferecer portes grátis para pedidos acima de €150, por exemplo?

Cabe ao empresário realizar os cálculos e descobrir se um aumento de €51 em cada pedido vai ser lucrativo para a empresa, que passará a pagar os portes. E se for lucrativo, lembre de divulgar a informação!

Deixa a informação bem visível em banners e em mensagens no cesto de compras, como esta: “Hey, adicione mais 51 euros em compras e a entrega será gratuita!”.

Montar kits e Packs

Mais uma técnica para aumentar o valor médio das vendas, e que normalmente funciona muito bem é montar kits. Obviamente há produtos que não faz sentido montar kits, mas na grande maioria isso pode ser feito.

O objetivo é mostrar ao cliente que ele ganha ao adquirir um kit, ao invés de adquirir um único produto. Veja esse exemplo retirado do site da Shaeco: (https://www.shaecoshop.com/):

Oferecer descontos progressivos

Para alguns negócios, uma forma de aumentar as vendas na loja online pode ser oferecer descontos progressivos aos clientes. Por exemplo: Nas compras até € 50 o valor permanece 50 euros, mas nas compras acima disso o cliente tem 5% de desconto, e acima de €110 ele tem 8%. Pegaste a ideia, certo?

Outra vez vou ressaltar que é responsabilidade do empresário calcular e analisar se é viável executar esse tipo de descontos na loja virtual.

Técnicas de Cross Selling e Up Selling para aumentar o ticket médio

Sem dúvida alguma essas técnicas são largamente utilizadas no mundo online e também no offline! Ou pensas que os doces ao pé do caixa no supermercado são coincidência?

Cross Selling: estás a comprar sapatilhas e o vendedor (ou a plataforma) lhe oferece um par de meias, uma toalha para ginásio e um novo fone de ouvido. Ou seja, estão a mostrar produtos que podem complementar a sua compra.

Up Selling: você está a comprar um novo carro e oferecem-lhe um upgrade na versão com mais força no motor, por exemplo.

Muitas plataformas de e-commerce já possuem esses dois módulos disponíveis de forma automática. Portanto, use-os! 😉


Esse conteúdo foi-lhe útil? Então faça-o chegar a mais pessoas através das suas redes sociais. Boas vendas!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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