Como atrair visitantes para a loja virtual

Como atrair visitantes para a loja virtual

Existem principalmente 3 formas de atrair visitantes para a loja virtual: com campanhas pagas, com conteúdo em redes sociais, e o tráfego orgânico através de SEO.

Uma forma de atracção não elimina a outra, pelo contrário, elas devem andar de mãos dadas a fim de trazer maior resultado para a loja virtual.

Vamos então falar um pouco sobre cada uma dessas 3 formas?

Campanhas pagas são a forma mais rápida de atrair visitantes para a loja virtual

Investir em Google Ads, Facebook Ads e Instagram (são as 3 principais ferramentas) é a forma mais rápida de atrair tráfego para o seu e-commerce.

Mesmo assim, ao dizer que é rápido, não significa que seja da noite para o dia. Significa que é mais rápido do que de maneira orgânica.

Para criar anúncios nas plataformas é necessário estudar as ferramentas, criar uma estratégia para cada anúncio e campanhas, e testar… testar muito!

Os famosos algoritmos do Google e do Facebook demoram um tempo a “aprender”, digamos assim, sobre as suas campanhas, para optimizar os anúncios e mostrar para as pessoas com mais probabilidades de realizar a acção. E enquanto isso é necessário que os anúncios estejam rodando, e logicamente, estarão consumindo recursos.

E é claro que os algoritmos não fazem isso sozinhos! É preciso escolher bem as palavras-chave, o orçamento, os públicos-alvos, os títulos e descrições, as extensões de anúncio e os criativos para cada grupo de anúncios. É bastante trabalhoso!

Além disso, estar atento à todas as KPI’s importantes para a loja online: CTR, CPM, CPC, ROI, taxa de conversão, entre outros. E trabalhar as campanhas pagas para melhorar cada um desses indicadores, a todo tempo.

Portanto, não pense ser tarefa trivial ou rápida de ser feita. Procure um profissional do ramo ou faça formações e especialize-se para conseguir criar campanhas que tragam resultados para sua loja virtual.

Como saber em qual plataforma investir para anunciar da maneira correta? Leia aqui.

SEO e o tráfego orgânico

Trazer tráfego orgânico para o site é um desafio para todas as empresas. É a melhor estratégia a longo prazo, criando relevância para os motores de busca.

Um facto interessante: recentemente descobri uma pesquisa que revelou que 60% das pessoas não sabem diferenciar entre um anúncio pago e um orgânico no Google.

Em verde conteúdo de forma orgânica, em vermelho conteúdo de anúncios pagos.

Voltando ao assunto de SEO, vamos à explicação:

“SEO é um conjunto de acções destinadas a melhorar a posição de uma página, ou conjunto de páginas, do nosso website nos resultados de pesquisa dos motores de busca para os termos específicos utilizados pelos diferentes tipos de utilizadores com o objectivo de amplificar a visibilidade da nossa marca, o tráfego na página, a possibilidade de monitorização e o mais importante de tudo: aumentar conversões! “

Definição dada pelo Marco Gouveia, em seu website: https://www.marcogouveia.pt/o-que-e-seo/

Ou seja, através de várias acções onpage e offpage, busca-se através das boas práticas de SEO, rankear de forma orgânica o seu site para os motores de busca.

Como no exemplo da busca “Como ficar rico” na imagem acima, o primeiro resultado é orgânico. Ou seja, o website “andrebona.com.br” trabalhou muito bem esse termo de pesquisa em seu site, com palavras-chave nos textos, categorias, atributos alt em imagens, tags, etc. Além disso, deve dar uma óptima experiência ao usuário para estar tão bem posicionado.

Há bem mais coisas a observar para atrair visitantes para a loja virtual com SEO. É um trabalho árduo, com muita dedicação e investimento de tempo, e muitas vezes financeiro ao comprar algumas ferramentas para Inbound Marketing ou contratar uma agência para isso.

Então, SEO não é tráfego grátis, e tenha em mente que os resultados tendem a começar a aparecer após 6 meses de trabalho constante!

Atracção através das redes sociais

Ah que lindo seria se todo conteúdo de nossa loja virtual se espalhasse de forma viral nas redes! Quer dizer, bom conteúdo, não é?!

As redes sociais são a maneira mais rápida e fácil de divulgar a marca da empresa, e são presença obrigatória para todos os negócios online.

No entanto, o número de seguidores da fanpage não passa muitas vezes de uma métrica de vaidade, pois não reflecte o número de visitantes ou consumidores na loja virtual.

Então, finalizando, concluo que as redes sociais são sim uma maneira de atrair visitantes para a loja virtual, mas de maneira muito singela. Há que ter muitas visualizações dos posts para que hajam cliques e visitas ao website da empresa.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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