Carrinho abandonado no e-commerce: o que é e como reduzir essa taxa

Carrinho abandonado no e-commerce: o que é e como reduzir essa taxa

Diga-me uma coisa: você já entrou em uma loja, deu uma vista de olhos, colocou algumas coisas no cesto de compras, mas desistiu de comprar? Quando isso acontece nas lojas online, chamamos de carrinho abandonado.

Carrinho abandonado é o nome que damos aos pedidos de clientes que foram iniciados mas que, por alguma razão, não foram concluídos.

São as cestas de compras que foram abandonadas pelo caminho.

Todas as lojas virtuais tem e vão ter sempre os tais carrinhos abandonados, e às vezes as taxas são bem altas. Entretanto, cabe ao empresário perceber o porque disso acontecer no seu e-commerce e tentar melhorar.

Porque os clientes abandonam a cesta de compras?

São vários os motivos que podem levar um visitante a desistir da compra, mesmo após separar os itens no carrinho de compras.

  • checkout demorado e/ou complicado: se são exigidas muitas informações para um cadastro, ou então o cliente é levado para uma outra página, é provável que ele desista.
  • Condições de pagamento insuficientes ou insatisfatórias. Por exemplo, tem lojas virtuais que só aceitam pagamento MB. Não é uma chatice ter que fazer a transferência na aplicação do banco no telemóvel e aguardar a confirmação do pagamento pela loja?
  • Portagens caras, que acabam por ser calculadas apenas no carrinho de compras, e daí fazem o cliente desistir.
  • Preço do produto.
  • Insegurança de comprar naquela loja online.

Lembremos que é muito fácil o visitante entrar no e-commerce do concorrente e comprar esse produto!

É importante que o empresário não ignore a taxa de carrinho abandonado da sua loja virtual. É preciso perceber o que se passa para que se tomem medidas de modo a reduzir a ocorrência e aumentar o facturamento.

Como reduzir a taxa de carrinho abandonado

Para melhorar as taxas de carrinho abandonado na loja virtual, atente-se:

  • Utilize de um checkout transparente na loja online. Isso significa que o cliente ficará na página da loja online enquanto coloca os dados de pagamento, e não será redireccionado para outras páginas da loja ou mesmo fora dela.
  • Coloque-se no lugar do cliente e ofereça um checkout rápido, com poucos dados para preenchimento. O cliente tem pressa quando está comprando online também! 😉 Porque pedir inúmeros dados que são desnecessários para ele finalizar a compra? Porque obrigar o cliente a cadastrar-se na loja? (De facto, ele não lembrará a senha e às vezes nem o e-mail que utilizou, se ele for comprar novamente).
  • Dê ao cliente opções de meios de pagamento.
  • Negocie com os parceiros de logística. Com negociação é possível ter contratos mais satisfatórios com as empresas de logística, e variar de fornecedor, ao invés de ter apenas um, é muito bom. Por vezes não é apenas o preço, mas as condições e meios de entrega que o parceiro oferece.
  • Analise se o preço do seu produto está competitivo.
  • Ter um certificado de segurança ssl na loja virtual é obrigatório. Além disso: ser uma plataforma user friendly e possuir selos que mostrem que sua loja é confiável.
  • Use de depoimentos e opiniões dos clientes sobre os seus produtos e a sua marca em geral. Prova social é importantíssima!
  • Leia esse artigo.

E mais, é importante trazer de volta para a loja aquele cliente que abandonou o carrinho.

E também não deixe de trabalhar com os clientes que abandonaram o carrinho

Enviar uma sequência de e-mails ou mensagens de texto para lembrar o cliente da cesta de compras que ele esqueceu, logo após o abandono, é muito importante. Notificações push, (aquelas que pulam na tela quando estamos prestes a sair de um site) são efectivas para lembrar ao cliente que ele tem um pedido não finalizado.

Lembre-se que o carrinho foi abandonado por alguma razão. Compreenda qual ou quais podem ser as razões, melhore seu e-commerce e venda mais!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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