Como é um produto perfeito para vender online

Como é um produto perfeito para vender online

Não é muito fácil encontrar o produto perfeito para vender na sua loja virtual, e também não existem fórmulas mágicas. Mas algumas dicas podem ajudá-lo.

Para que um produto seja bom para vender online, ele precisa reunir certas características específicas que fazem a diferença no mundo virtual. Não basta ser o produto preferido do lojista, ter um preço competitivo ou mesmo ser o campeão de vendas da loja física.

O produto perfeito para vender

Para já, não se desespere caso seu(s) produto(s) não reúna(m) todas as características que serão citadas aqui. De facto, é mesmo muito difícil que um mesmo produto reúna todas essas as características.

Também é válido lembrar que nem sempre o produto que é o mais vendido na loja física também será no e-commerce. O e-commerce tem certas peculiaridades, assim como o comércio em lojas físicas.

Além disso, estamos a falar nomeadamente de lojas online que estão a começar agora, e não de lojas gigantes já consolidadas no mercado.

Vejamos então o que faz um produto ser perfeito para vender online:

1- Definir o segmento de mercado

Focar em um nicho de mercado que seja suficientemente grande para ter pesquisas online, mas não tão grande a ponto de ter que competir com gigantes do sector pelos termos chaves nas campanhas online.

Ou seja, é necessário nadar nesse mar, mas se és um peixe pequeno, não adianta querer nadar com os tubarões!

Utilize ferramentas como o Google Keywords para buscar as palavras-chave para seu produto, e verifique a quantidade de buscas e a competição.

O Google Trends também é um bom indicador dos assuntos que estão a ser buscados.

2- Produtos para vender em todas as épocas do ano

Pesquisas mostram que moda e acessórios é uma categoria com grandes volumes de vendas, mas também com imensas perdas, já que a cada estação colecções novas tem de ser criadas pelas marcas.

Optar por produtos que sejam vendidos em qualquer época é uma boa ideia.

Se a ideia é vender moda praia em Portugal, por exemplo, estude acrescentar moda íntima. Assim, em todos os meses do ano terá oportunidades de vender, e não somente no verão.

3- Produto que não seja perecível

Os produtos perecíveis, como alimentos por exemplo, são fáceis de vender e tem reposição rápida. No entanto, são produtos mais difíceis de armazenar e transportar, pois necessitam de cuidados específicos.

Comummente os produtos perecíveis tem pouco valor agregado, e acabam por ser vantajosos somente nas vendas em grandes volumes. Daí o facto de gigantes do sector estarem a trabalhar com esses produtos, mas para as pequenas empresas é um grande desafio.

4- Produto perfeito para vender: aquele que o cliente percebe valor

Ter qualidade já é básico, não é nenhum diferencial. O produto perfeito para vender precisa ter valor atribuído, a fazer com que o cliente pague o preço estipulado para ele.

E como pode-se fazer isso?

O produto precisa ter uma excelente qualidade, e isso precisa ser mostrado ao cliente, através de fotos e vídeos. A descrição necessita de estar extremamente bem feita, e claro, comentários positivos dos clientes que já compraram ajuda muito também.

O valor que o cliente percebe vai além do item em si, mas leva em conta a comunicação da marca, seu engajamento e atendimento com os clientes, sua proposta de valor.

É o conjunto de todos esses factores que faz o cliente decidir por comprar ou não o produto.

5- Ter um produto exclusivo

Apesar de vender multi marcas parecer o caminho mais rápido e fácil, vamos pensar um pouco sobre isso. Quando na sua loja há o mesmo produto que em vários outros pontos de venda (online e físicos), como você fará para destacar-se?

Muitos lojistas acabam a brigar por preço para destacarem-se do restante, e isso pode levar os negócios ao fracasso.

Mesmo ao iniciar sua loja virtual com produtos multi marcas, procure ter uma estratégia de criação de produtos. Pode-se desenvolver um produto do zero, mas em muitos casos pode ser usado um produto existente que você pode modificar e colocar a sua marca.

6- Vender um produto repetidamente

O custo de aquisição de um cliente é muito maior do que o custo de mantê-lo, isso de certeza você já ouviu nos ensinamentos de vendas e marketing.

Não é fácil fidelizar um cliente, mas com um produto de venda recorrente é mais fácil acontecer.

Produtos específicos como medicamentos, tintura para cabelo, assinaturas e tantos outros que são de reposição e venda recorrente são bons exemplos.

Resumo dos factos

É preciso planeamento para escolher o produto perfeito para vender online.

E além de escolher os produtos, há ainda que definir bem o público alvo e a forma de divulgação da marca.

Boas vendas! 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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