Abrir loja online é certeza de bom negócio?

Abrir loja online é certeza de bom negócio?

Abrir loja online está na moda, e nos top trending do Google. Não é por menos, com os desafios que estamos a viver, todos se apercebem da necessidade dos negócios online.

Entretanto, será mesmo uma certeza de bom negócio uma loja virtual? Vamos falar sobre isso.

Abrir loja online é certeza de trabalho

Sim, já dizia o ditado:

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

Frase atribuída a vários autores, mas desconhece-se autor original.

E mesmo trabalhando muito, não há garantia alguma de sucesso. Abrir loja online é como qualquer outro negócio no mundo offline: é um investimento.

Investimentos não trazem a certeza de retorno. Alguns investimentos são mais arriscados que outros, e alguns investimentos certamente geram mais retorno do que foi investido.

E por falar em trabalho, vamos listar algumas coisas a serem feitas quando você é um pequeno empresário e decide abrir loja online:

Planear o negócio

Não é por ser um e-business que a fase de planeamento pode ser realizada de qualquer modo.

abrir loja online- planear

É preciso pesquisar e decidir quais são os produtos (ou serviços) que vão ser vendidos na loja online. Fazer os cálculos para saber se será lucrativo, pois toda empresa precisa de lucro para continuar a realizar suas operações.

Em seguida há que pesquisar e escolher a plataforma de loja online que será utilizada, ou por quais meios que as vendas online serão feitas.

Há também que planear as acções de marketing que serão realizadas: para qual público-alvo, onde serão veiculados os anúncios, entre outros.

Realizar os cadastros

Para a loja online vender, é necessário que os cadastros de produto estejam realizados na perfeição, com absolutamente todos os detalhes que o cliente deseja saber.

Ter muitas fotos de boa qualidade, vídeos, uma descrição focada em SEO. com detalhes sobre as medidas, utilização, manuseio, lavagem, entre outros.

Precisamos de lembrar que o cliente não está em uma loja física. Ele não toca no produto, não sente o material, nem o cheiro. O cliente não pode experimentar. Então tudo o que ele tem é o que a loja online oferece de informações para a tomada de decisão. Capriche nisso, é de suma importância, não é tarefa banal! 😉

E para além dos produtos, há os contratos e integrações a serem realizados com as transportadoras, com os meios de pagamento e com demais parceiros da loja virtual.

É um bom negócio abrir loja online?

Com o crescimento do e-commerce a cada ano, e com a necessidade da população portuguesa (e mundial, na verdade) comprar no comércio electrónico, de facto, parece um bom negócio.

Em 2018 o e-commerce cresceu 17% em Portugal (último dado actualizado). A previsão para 2019 era crescer mais 9% em relação ao ano anterior, e em 2020 já sabemos do crescimento das vendas online por conta da pandemia mundial, então os números serão de maior impacto.

De facto, os portugueses estão comprando mais online, e é algo que vai permanecer no decorrer do tempo.

Tendo em conta tudo o que foi dito: com os novos hábitos de consumo online da população, tendo um bom planeamento e muito trabalho a ser realizado, abrir loja online pode ser o bom negócio do qual você está a precisar.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

Relacionados

Como vender na loja virtual- A Plataforma

Como vender na loja virtual- A Plataforma

É possível vender online sem ter um e-commerce! Veja como

É possível vender online sem ter um e-commerce! Veja como

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

A importância de Web Analytics na loja virtual

A importância de Web Analytics na loja virtual

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos

Ecommerce de Sucesso é um projeto que nasceu de uma necessidade muito clara: desmistificar o e-commerce em Portugal.

É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.