
Abrir loja online é certeza de bom negócio?
Abrir loja online está na moda, e nos top trending do Google. Não é por menos, com os desafios que estamos a viver, todos se apercebem da necessidade dos negócios online.
Entretanto, será mesmo uma certeza de bom negócio uma loja virtual? Vamos falar sobre isso.
Abrir loja online é certeza de trabalho
Sim, já dizia o ditado:
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”
Frase atribuída a vários autores, mas desconhece-se autor original.
E mesmo trabalhando muito, não há garantia alguma de sucesso. Abrir loja online é como qualquer outro negócio no mundo offline: é um investimento.
Investimentos não trazem a certeza de retorno. Alguns investimentos são mais arriscados que outros, e alguns investimentos certamente geram mais retorno do que foi investido.
E por falar em trabalho, vamos listar algumas coisas a serem feitas quando você é um pequeno empresário e decide abrir loja online:
Planear o negócio
Não é por ser um e-business que a fase de planeamento pode ser realizada de qualquer modo.

É preciso pesquisar e decidir quais são os produtos (ou serviços) que vão ser vendidos na loja online. Fazer os cálculos para saber se será lucrativo, pois toda empresa precisa de lucro para continuar a realizar suas operações.
Em seguida há que pesquisar e escolher a plataforma de loja online que será utilizada, ou por quais meios que as vendas online serão feitas.
Há também que planear as acções de marketing que serão realizadas: para qual público-alvo, onde serão veiculados os anúncios, entre outros.
Realizar os cadastros
Para a loja online vender, é necessário que os cadastros de produto estejam realizados na perfeição, com absolutamente todos os detalhes que o cliente deseja saber.
Ter muitas fotos de boa qualidade, vídeos, uma descrição focada em SEO. com detalhes sobre as medidas, utilização, manuseio, lavagem, entre outros.
Precisamos de lembrar que o cliente não está em uma loja física. Ele não toca no produto, não sente o material, nem o cheiro. O cliente não pode experimentar. Então tudo o que ele tem é o que a loja online oferece de informações para a tomada de decisão. Capriche nisso, é de suma importância, não é tarefa banal! 😉
E para além dos produtos, há os contratos e integrações a serem realizados com as transportadoras, com os meios de pagamento e com demais parceiros da loja virtual.
É um bom negócio abrir loja online?
Com o crescimento do e-commerce a cada ano, e com a necessidade da população portuguesa (e mundial, na verdade) comprar no comércio electrónico, de facto, parece um bom negócio.
Em 2018 o e-commerce cresceu 17% em Portugal (último dado actualizado). A previsão para 2019 era crescer mais 9% em relação ao ano anterior, e em 2020 já sabemos do crescimento das vendas online por conta da pandemia mundial, então os números serão de maior impacto.
De facto, os portugueses estão comprando mais online, e é algo que vai permanecer no decorrer do tempo.
Tendo em conta tudo o que foi dito: com os novos hábitos de consumo online da população, tendo um bom planeamento e muito trabalho a ser realizado, abrir loja online pode ser o bom negócio do qual você está a precisar.
No Comment