A loja virtual do futuro. Como será?

A loja virtual do futuro. Como será?

Como serão nossas compras no futuro? Eu adoraria comprar em uma loja virtual que funcionasse por comando de voz, que me atendesse omnichannel, que a realidade virtual (e aumentada) permitisse que eu experimentasse os produtos, criando uma experiência muito próxima ao mundo físico.

Eu gostaria de saber exactamente onde meu pedido está, através de geolocalização, e não apenas informações a dizer:

  • pedido pago
  • a preparar
  • enviado para transportadora
  • em transporte
  • recebido.

Ah e como eu adoraria não ter o remarketing a me perseguir, depois que eu finalizo uma compra! #ficaadica

Como será o futuro das lojas virtuais

Eu particularmente participo de muitos eventos (nesse momento, online!), e um deles recentemente falou sobre o futuro do e-commerce. (Esse evento foi o The Future of E-commerce Tech, do Ecommerce Brasil)

Nesse evento, como você pode conferir na página oficial, muitos especialistas de várias áreas do e-commerce em grandes empresas de retalho como Carrefour, ou de serviços como Nuvemshop deram insights sobre para onde o e-commerce caminha.

loja virtual: o futuro é por voz

O futuro é por voz

Não é apenas um sonho meu, comprar em uma loja virtual por comando de voz será o hábito do consumidor. Gigantes do sector como Google e Amazon trabalham incansavelmente na melhoria do reconhecimento de voz, inclusive com seus gadgets (dispositivos) domésticos, não apenas nos telemóveis.

Inevitavelmente os consumidores passarão a fazer uso dessa tecnologia nas compras, assim que ela estiver mais acessível. Será muito fácil e mais rápido dizer à loja o que está a procura do que digitar no buscador da loja ou clicar em várias categorias, filtros, etc.

O futuro é omnichannel

Outra palavra muito em moda por esses dias é o omnichannel.

Descobri não faz muito, que existe diferença entre omnichannel e multi canais.

Omnichannel é quando a empresa consegue integrar todos os meios de atendimento em um sistema, de tal modo que o cliente pode comprar online, e ir na loja física perguntar onde está o pedido dele que ainda não chegou, e o atendente da loja física saberá responder.

Atendimento multi canal é a empresa ter vários canais de atendimento, mas eles não são integrados.

Inteligência Artificial na loja virtual

Todos nós queremos um atendimento satisfatório, seja em uma loja física ou em uma loja virtual, não é mesmo?

Já muitas lojas online utilizam de robôs no atendimento do chat online, os chamados chatbots.

Muitos são ainda rudimentares, e outros utilizam de inteligência artificial, aprendendo através de seu algoritmo a perceber a intenção do consumidor.

loja virtual

No futuro, a IA será utilizada (e já o é!) para muitas coisas. Imagine esse exemplo:

Eu quero comprar um portátil para meu esposo, para presentear. Ele gosta de jogos e é designer gráfico, portanto precisa de um computador com bom desempenho.

Quão maravilhoso seria se eu visitasse a loja virtual e um atendente online ouvisse meu pedido e de pronto respondesse:

Ok senhora Daniela. Entendi o que a senhora precisa! Portáteis para esse fim precisam ter “x” de memória RAM, processador “xyz”, armazenamento de dados com disco SSD, e placa gráfica “z”. Aqui estão nossas opções com esses critérios:

Isso não seria demais? 😀

A loja virtual hoje

Sim, é verdade que essas coisas são muito bonitas, mas parecem distantes. Ainda mais se falarmos de pequenas e médias empresas que estão agora a migrar para o digital.

Mas há coisas incríveis que podemos fazer em nossa loja virtual hoje!

O relacionamento entre consumidor e loja é indubitavelmente o que vai determinar o sucesso do negócio (em minha opinião já o é agora). Então vejamos coisas simples que podem ser implantadas:

  • Atender o cliente no canal que ele preferir: tenha chat online, Whatsapp, e-mail, telefone, Messenger… enfim, os canais que fizerem sentido para o seu negócio. E claro, atenda todos os que tiver, dando ao cliente a resposta que ele precisa.
  • Ter cadastros completos dos produtos, com fotos e vídeos e TODAS as informações que o cliente possa perguntar. Isso ajuda o cliente a comprar, isso ajuda os buscadores a encontrar a sua loja, pois cria relevância ao utilizar uma estratégia de SEO.
  • Um rastreamento mais detalhado da encomenda faria tanto bem!

Sei que na maioria dos casos a loja virtual entrega a encomenda ao transportador, e daí em diante as informações de rastreio são fornecidas por ele para os clientes. No entanto, as lojas online podem trabalhar com os parceiros logísticos para melhorar essas informações.

Talvez o comando por voz ou a inteligência artificial ainda estejam muito distantes da realidade da sua loja online, mas pequenas melhorias hoje podem causar significativo impacto nas vendas.

Já por agora, comecem por não fazer remarketing para os clientes que acabaram de comprar aquele produto! 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

Relacionados

Como vender na loja virtual- A Plataforma

Como vender na loja virtual- A Plataforma

É possível vender online sem ter um e-commerce! Veja como

É possível vender online sem ter um e-commerce! Veja como

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

A importância de Web Analytics na loja virtual

A importância de Web Analytics na loja virtual

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem somos

Ecommerce de Sucesso é um projeto que nasceu de uma necessidade muito clara: desmistificar o e-commerce em Portugal.

É isso mesmo! Existe um mito que ronda os pequenos empresários, de que ao criar uma loja virtual ela venderá sozinha, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No Ecommerce de Sucesso trazemos insights para empreendedores de e-business, e ajudamos na criação de lojas online.