A importância do CTA na loja Online- Call To Action

A importância do CTA na loja Online- Call To Action

Você já sabe o que é um CTA? É uma sigla que vem de “Call To Action” em inglês, que significa chamada para acção. O uso de CTA na loja online é essencial, pois todas as vezes que queremos que o visitante/cliente realize uma acção, devemos comunicar isso a ele.

A forma mais comum de usar um CTA é através de um botão, algo que convida o utilizador a clicar, a realizar uma acção.

CTA na loja online
Fonte imagem: https://gerenciagram.com.br/

Mas nem só de botões de “compre agora” é que vivem as lojas online! Muito pelo contrário. Certa vez ouvi uma frase em um vídeo do Paulo Faustino (sigam ele para dicas incríveis de marketing digital!): Se você quer que alguém faça algo, você precisar pedir para esse alguém fazer. E não é que há razão nisso?

Caso contrário ficamos naquela eterna briga de casais, em que o homem sempre diz “você tem que me dizer o que eu devo fazer” e a mulher sempre acredita que o homem sabe o que deveria fazer. Bom, os clientes são como os homens da relação, e precisam que lhes digamos o que eles tem de fazer. 😉

Se a loja online tem uma newsletter e quer que os visitantes deixem seu e-mail, ela precisa ter uma chamada clara para essa acção.

Se você começa a ler um artigo e fica interessante,você clica em “Continuar Lendo”.

E seguindo o mesmo pensamento, quando você criar conteúdo para redes sociais, lembre de pedir para que o leitor realize uma acção: curtir ou compartilhar, ou marcar um amigo, por exemplo.

Tenha UM CTA

Mas lembre-se que como humanos, o nosso cérebro foge de confusão! Ele (o cérebro!) gosta de evitar o trabalho.

Quantas vezes você já começou a assistir um vídeo e no início do vídeo o locutor já dizia: Inscreva-se no canal, Deixe o seu like, use a # nos cometários, e ative o sininho… isso sem você nem ter ainda percebido se aquele conteúdo lhe interessava ou não.

Eu sei que nós queremos o engajamento do visitante, mas é um grande risco confundi-los com tantos pedidos. Por exemplo, quando o conteúdo acabou, seja um vídeo, uma imagem, um artigo, peça para a pessoa realizar uma acção: ou compartilhar com amigos, ou comentar, ou usar uma hashtag…

As chances de a pessoa realizar a acção solicitada são muito maiores! Quando pede-se várias ações ao mesmo tempo, as pessoas saem do conteúdo e não realizam nenhuma delas. (Porque o cérebro ficou confuso e já cansou de pensar em tantas coisas para realizar 🤯)

Da mesma forma, quando usar na página de produto um CTA na loja online, provavelmente será o botão de compra. Esse CTA precisa ser o destaque, precisa ser o que mais chama a atenção do visitante. Não deve ter na mesma página convites para cadastrar na newsletter ou conhecer as novidades.

Cores para o CTA na loja online

Você sabia que as cores tem um potencial de interferir na quantidade de cliques nos botões do e-commerce?

Sim, existe algo chamado de psicologia das cores, e quer você acredite quer não, ela nos diz quais sensações vem a tona quando vemos determinadas cores.

O azul por exemplo, transmite calma, clareza e confiança, e tem sido largamente utilizado por e-commerces. O amarelo traz alegria, é uma cor ativa e sugere criatividade.

O laranja por sua vez, impele pessoas a acção, por isso tão utilizado no botão “comprar agora” das lojas online. O vermelho também, que representa paixão e urgência, mas é um tanto quanto agressivo para uso em alguns negócios. Você pode ler mais sobre a influência das cores nesse artigo aqui.

E claro, além de as cores dos CTAs conversarem com o layout da sua loja online, sempre é válido e mesmo sugerido que sejam feitos testes A/B para descobrir o que traz melhor resultado ao seu e-commerce.

E você, achou esse artigo interessante? Então compartilhe nas redes sociais, assim você vai ajudar mais empreendedores do digital!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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