A importância de Web Analytics na loja virtual

A importância de Web Analytics na loja virtual

Você sabe o que é Web Analytics na loja virtual?

Você certamente já ouviu a clássica “Aquilo que não se pode mensurar, não se pode melhorar”, certo? Pois o trabalho de analytics é justamente analisar a informação que é gerada, e transformar em ações de execução.

A ferramenta mais comum de análise é sem dúvida nenhuma o Google Analytics. Como ela é gratuita, é utilizada em larga escala. E talvez por isso muitas pessoas confundam o trabalho de analytics com a ferramenta.

No entanto, há muitas outras ferramentas que são utilizadas pelos profissionais, e uma delas chama-se Hotjar. Essa ferramenta possui uma versão gratuita, e funciona para analisarmos mapas de calor e demais relatórios interessantes sobre o comportamento dos usuários.

É muito importante usar analytics na loja virtual, pois somente assim consegue-se respostas a muitas das perguntas que surgem no nosso negócio. Por exemplo, se formos falar em taxa de conversão da loja virtual, precisamos saber o número de visitantes que a loja possui no período. E como saberemos? Com uma ferramenta de análise! Quando necessitamos saber se aquela campanha que estamos a investir está a dar retorno ou não, precisamos de ver isso numa ferramenta de analytics.

Como usar o Google Analytics na Loja Virtual

Se estás a começar o teu negócio, é importante falar (por mais que seja óbvio, pois o óbvio precisa ser dito) que para usar essa ferramenta é necessário criar uma conta no Google Analytics e instalar um código html no header da tua loja online/ blog/ site.

Ao iniciar o uso dessa ferramenta, você vai se deparar com um cenário de muita informação, muitos relatórios, muitos números. Para que não sinta-se tão perdido logo de início, é preciso abrir a ferramenta com uma pergunta, pelo menos!

analytics na loja virtual

Podem ser perguntas básicas de início, como por exemplo “Quantas pessoas visitaram meu site nos últimos 30 dias?” ou então “De onde meu público vem?”

Em cada relatório da ferramenta de analytics, você vai encontrar respostas sobre um dos assuntos:

  • Relatório de Público: quem chegou no nosso site? Aqui consegues ver quantos visitantes entraram no teu site e comparar com períodos anteriores.
  •  Relatório de Aquisição: de onde esse utilizador do nosso site veio? Dessa forma é possível saber quantas pessoas vieram através de campanhas pagas, ou de tráfego orgânico. O relatório de origem/mídia mostra se as pessoas vieram através do Facebook por exemplo, e inclusive é possível colocar a página de destino na qual elas chegaram.
  •  Relatório de Comportamento: quais os principais comportamentos a serem mapeados?
  • Relatório de Conversão: Quanto de receita ou de download você gerou e muito mais!

Usar a análise para melhorar o desempenho

Como já dito, só podemos melhorar aquilo que podemos medir. Como melhorar suas taxas se você não as conhece?

Portanto, o uso de web analytics na loja virtual ou em qualquer negócio online, serve para analisar os resultados, responder os porquês e gera ações de melhoria.

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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