10 erros na loja online que fazem você perder vendas

10 erros na loja online que fazem você perder vendas

Se você está prestes a iniciar um negócio digital, fique logo a saber quais são os erros na loja online que fazem você perder vendas!

O caminho do sucesso nunca é uma estrada sem curvas e suave. Pelo contrário! O caminho é penoso e cheio de desafios.

Entretanto, saber quais são os erros mais comuns no e-commerce e que tu podes evitar, vai ser de grande valia para o sucesso do teu negócio online.

1 – Não investir em marketing

Uma loja virtual não vende sozinha. A plataforma não é responsável pelas vendas. As pessoas não entram em sites por inspiração divina.

Sim, são verdades dolorosas. Mas ainda assim são verdades.

Esse é um dos principais erros na loja online e que é preciso ter consciência. Antes de iniciar, separe uma verba para campanhas de marketing pago.

Já falamos em outros artigos sobre esse assunto, você pode ler aqui sobre atrair visitantes para dentro da loja online e aqui sobre o melhor lugar para anunciar sua loja.

2- Cadastro de produto mal feito

Imagine essa cena:

Você investiu em marketing e trouxe um visitante pronto a comprar para dentro do seu e-commerce. Ele chega directo à página de produto, e lá não há uma boa descrição. Você literalmente rasgou dinheiro!

As pessoas dificilmente vão comprar produtos que não tenham uma boa descrição. Elas vão voltar ao Google, buscar pelo produto e comprar do concorrente que oferece em detalhes aquilo que ele está a buscar.

Faz sentido para si?

Também já ensinamos a fazer cadastro de produtos, clique aqui.

3- Falta fotos do produto

Ou então, falta qualidade nas imagens do produto.

Lembremos sempre: o cliente que compra online não tem a mesma experiência que teria em uma loja física.

Ele não pode tocar no produto, nem experimentar, nem senti-lo.

Então as fotos do produto e vídeos do produto são tudo o que ele tem de forma visual para querer comprar aquele item.

Até agora falamos de 3 principais erros na loja online e que são deveras comuns. Faça diferente!

4- Não informar o tempo de entrega na página do produto

Ou mesmo na página do carrinho.

É incrível como cá em Portugal as empresas ainda pecam tanto nesse ponto. Compra-se um produto e não há informação sobre o prazo de entrega.

Esse erro fará o seu e-commerce não vender!

Informe ao cliente qual o prazo de expedição e qual o prazo de entrega para aquele item. Caso não for possível no produto, informe na cesta de compras.

Mas informe o cliente.

erros na loja online

Erros na loja online nº 5: não ter prova social

Somos todos seres humanos e gostamos de ter nossa opinião sobre tudo. E também gostamos de saber a opinião dos outros sobre o que estamos prestes a adquirir!

Sobretudo, queremos ter a certeza de que a compra vai chegar à nossa morada, e que o produto é exactamente como me foi prometido na loja virtual.

Quando a loja online fornece opiniões, comentários e avaliações, sentimo-nos mais seguros para de facto finalizar uma compra. É a chamada prova social.

6- Página de checkout complicada

O checkout é aquele momento em que estamos na fila do caixa em uma loja física.

Em uma loja virtual, é o momento em que vamos preencher alguns dados e finalizar o pagamento.

Deveria ser fácil e rápido esse processo, concorda?

Então esforce-se ao máximo para que a plataforma da sua loja virtual tenha um checkout transparente, e peça poucas informações para o seu cliente.

Formulários longos e com informações desnecessárias fazem o cliente sair da loja. Lembre que no mundo online basta um clique!

7- Não ter um bom atendimento ao cliente

De facto, muitas pessoas pensam que em uma loja online não é necessário investir em atendimento ao cliente, na ilusão de que “o cliente gosta de comprar sozinho”.

Isso não é inteiramente verdade.

Por muitas vezes o cliente tem dúvidas sobre o produto, e quer resolvê-las antes de comprar. Se a loja virtual não possui um número de telefone ou chat online que atenda rapidamente esse cliente, ele vai desistir.

Ou por vezes também o atendimento pós compra é totalmente ignorado, levando à indignação clientes que compraram e não recebem atendimento.

(Se alguém aí já passou por isso, levanta a mão! 🙋‍♀️🙋‍♂️)

Erros na loja online nº 8: poucas formas de pagamento

Mais um dos erros na loja online que mais verificamos é a loja possuir poucas formas de pagamento disponíveis.

Se o e-commerce possui apenas referência Multibanco, por exemplo, e o cliente gostaria de pagar por cartão de crédito, como resolve-se?

Não resolve-se, o cliente sai e busca outra loja com aquele produto ou similar. Ou então, o cliente finaliza a compra mas não paga o pedido, que fica a trancar o estoque da loja online.

9- Não segmentar o público-alvo

Esse ponto também é bem importante e falamos muito disso já aqui pelo blog.

Não são todas as pessoas que vão comprar o seu produto, nem consumir o seu conteúdo.

É necessário definir um público-alvo bem segmentado, só assim:

  • Você pode fazer marketing pago de forma a alcançar os verdadeiros potenciais clientes;
  • Seu conteúdo é criado especialmente para o nicho e com a forma correcta de comunicação;
  • quem você atrai para sua loja virtual é mais qualificado, de modo a que a taxa de conversão torna-se maior.

E o 10º erro na loja online é Não ser mobile first

Eu não posso afirmar qual desses 10 erros na loja online é o pior de todos. São todos maus e fazem as lojas virtuais perderem vendas.

E esse décimo erro é sobre menosprezar a importância do mobile em nossos dias actuais.

Conforme essa matéria do início de 2020 no Ecommerce News.pt, 42% das compras online já vem de dispositivos móveis. É muita coisa mesmo.

Não é possível uma loja online ter sucesso se não for fácil e prático para o cliente efectuar uma compra através do telemóvel.

E você, tem mais erros a acrescentar a esse artigo? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e ajude empreendedores de negócios online!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e o que ele busca nas lojas virtuais. Empreendedora do mundo online!

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